“A cidade vai ganhar um Centro Esportivo ao lado do Ginásio do Guaibê”

Nicolaci para recortar (513 x 600)Ronald Nicolaci assumiu a secretaria municipal de Esporte e Lazer com o foco no desenvolvimento das atividades esportivas para maior competitividade dos nossos atletas. Nesta entrevista ele fala dos seus projetos, parcerias e sobre a construção de mais um importante equipamento que será o Centro Esportivo de Guarujá.
“Por ser formado em gestão e administração pública, minha preocupação inicial foi estabelecer planos e metas para que se consiga atingir o resultado final esperado, que é aumentar a representação esportiva da cidade no cenário regional e nacional. Sem planejamento, principalmente numa estrutura pública, a gente não consegue realizar um bom trabalho.
A minha primeira atitude na secretaria foi promover um debate com a cúpula da secretaria e ficou claro que objetivo é desenvolver na cidade os esportes de competição. É lógico que, paralelo a isso, precisamos formar atletas de alto nível e antes disso, criar um celeiro de atletas. Vamos focar num primeiro momento os Jogos Regionais que são um grande critério para avaliarmos o desenvolvimento do esporte na cidade. A partir daí podemos fazer uma avaliação do nosso desempenho nas 22 modalidades do torneio e passar a pensar em competições de melhor nível.”

Celeiro de Atletas
“Vamos começar resgatando as atividades esportivas nas escolas. Na secretaria de Esporte nós temos hoje 11 professores, com possibilidade de chegar a 30, mas na secretaria de Educação existem mais de 120 professores de Educação Física e nós já iniciamos as tratativas com o secretário da Educação, Renato Pietropaolo neste sentido, para que a atividade física nas escolas seja voltada para a prática esportiva e para a competitividade.
Vamos promover também as Olimpíadas Escolares, envolvendo toda a rede para começar a selecionar os alunos até 14 anos que mais se destacam e trazê-los para os Centros Comunitários, que vão ser um celeiro natural de atletas de um determinado bairro ou região e onde técnicos da própria secretária de esporte estarão observando esses jovens praticando diversas modalidades para trazê-los para treinar numa categoria mais técnica. Inicialmente vamos trabalhar 14 modalidades.
Paralelo a isso, estaremos promovendo, com o mesmo objetivo os Jogos Internos da cidade, que serão abertos a clubes, academias, igrejas, escolas públicas e particulares. Os atletas que tiverem melhor desempenho nesses jogos irão se juntar ao Celeiro de Atletas e representarão a cidade em competições.”

Bolsa atleta
“Hoje para o atleta receber o benefício, tem que ter vencido competições no ano anterior. Queremos fazer modificações nos critérios para que ele passe a receber a bolsa a partir do momento que represente a cidade. O Bolsa Atleta é uma ajuda de custo para o atleta desenvolver suas atividades esportivas dentro da cidade.”

Turismo Esportivo
“Este é outro perfil que vai ser trabalhado pela secretaria de Esporte em parceria com a secretaria de Turismo. Trazer eventos esportivos que fomentem o Turismo na cidade, como o Triathlon, o Aberto de Beach Tennis e outros que aumentam a ocupação de hotéis e pousadas e movimentem o comércio e os restaurantes. Temos condições de trazer esses eventos o ano todo.”

Esportes Náuticos e de praia

“Estamos desenvolvendo também os esportes náuticos e de praia. Estamos fazendo um trabalho em parceria com a ONG Alto Tiête nesse sentido. Minha meta é realizar um evento esportivo a cada 15 dias em modalidades como Surf, Beach Tennis, Futvolei, Volei de Praia, Polo Aquático no mar, Canoagem, Vela e Stand up entre outros.”

Parcerias
“Nesse sentido a secretaria está capacitando uma equipe com o objetivo de buscar recursos com empresas privadas e convênios. Como em Guarujá existem muitas atividades se desenvolvendo como o Porto, retroporto, aeroporto, ligação seca, possibilidade de abertura de cassinos, a cidade vai crescer economicamente e com isso muitos parceiros vão vir pra cá e precisamos estar preparados para a captação de recursos para desenvolver o esporte social e o competitivo.”

Ginásio do Guaibê
“Além disso, a secretaria tem sob sua responsabilidade a manutenção de prédios e o nosso principal equipamento poliesportivo é o ginásio do Guaibê, um símbolo do esporte na cidade, onde podem ser praticadas diversas modalidades de esportes e que está fechado desde 2013. Por má gestão da obra a reforma dos banheiros, do piso da quadra e do telhado parou porque a gestão anterior ficou devendo R$ 300 mil para a empresa contratada. Quando assumi a secretaria, chamei a empresa, reunimos as secretarias envolvidas e demos uma solução para o caso, porque se o entrave jurídico não for resolvido, não se pode dar outro passo. A solução técnica foi dada e agora é acertar a documentação para a continuidade das obras. Mas ainda assim vão faltar adaptações para que ele volte a funcionar plenamente. Nós fizemos um estudo, apresentamos o projeto ao prefeito e pretendemos terminar a obra por meio de Parceria Público Privada.”

Centro Esportivo
“O prefeito Válter Suman conseguiu em Brasília uma verba de R$ 3,5 milhões, que já está disponível, para o projeto do Centro Esportivo de Guarujá, que será construido no pátio ao lado do Ginásio do Guaibê, nos moldes do que existe junto ao ginásio do Ibirapuera, com todas as modalidades, piscinas, quadras de Tênis e academia de Boxe.”

Ginásio do Tejereba
“A ideia é que o ginásio do Tejereba seja um centro esportivo de apoio, para treinamentos. Também estamos buscando parcerias para as reformas da quadra, do telhado e adaptações de acessibilidade. Vamos construir no local um campo de futebol society, que já está sendo licitado.”

Estádio Municipal
“O estádio está Interdidato hoje por falta de acessibilidade e por exigência de instalação de um para-raios que cubra todo o campo e o entorno.
Estamos recebendo e analisando propostas de equipes grandes que tem interesse no local para implantar centros de treinamento, como o Santos Futebol Clube e a ADG e de empresas que querem criar novos times na cidade.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>