Apoio a Válter Suman racha a coligação de Gilberto Benzi

benzi-pagina-03-544-x-600Grande parte do grupo político de Gilberto Benzi e muitos vereadores eleitos pelos partidos que o apoiaram no primeiro turno estão com Haifa Madi. 

 

Haifa Madi (PPS) e o médico Válter Suman (PSB) disputarão o segundo turno para a Prefeitura de Guarujá, no próximo dia 30. Eles foram os mais votados, mas nenhum alcançou a preferência de mais de 50% do eleitorado.
Haifa recebeu 66.147 votos, o que corresponde a 43,17% dos votos válidos (exclusos os brancos e nulos). Já Válter Suman teve 36.311, ou seja, 23,7% dos votos. Gilberto Benzi (PSDB) ficou em 3º lugar, com 22.741 votos (14,84%).

Vantagem de Haifa
A corrida ao segundo turno começa com vantagem de Haifa nas duas zonas eleitorais da cidade: a 212ª, que engloba os bairros da sede, e a 310ª, onde está concentrada a votação do Distrito de Vicente de Carvalho. Nas duas regiões, ela conseguiu uma vantagem de praticamente 20 pontos percentuais de seu adversário.
Haifa se destaca com ligeira vantagem na sede, onde conquistou mais da metade de seu eleitorado: 36.523 votos (44,65% dos votos válidos). É nessa zona eleitoral que ela se afasta ainda mais de seu opositor na disputa ao Paço Municipal. A diferença entre os dois chega a 18.941 votos.
Com Suman, ocorre o oposto. Sua votação mais expressiva está no distrito, onde conquistou 26,22% dos votos válidos (18.729), contra 21,50% (17.582) na Zona Eleitoral 212ª.
Em Vicente de Carvalho, a diferença de votos entre os dois cai quase pela metade, alcançando 10.895 eleitores. Com uma campanha modesta no 1º turno, o médico está se articulando para montar uma estrutura maior e tentar reagir e reverter a situação, já que teve vantagem sobre Haifa em apenas um dos 34 bairros da cidade. O médico só ganhou na Vila Maia, no Centro.

Alianças 
Os candidatos iniciaram a semana buscando alianças para conquistar apoio político e ampliar vantagem. O aliado mais cobiçado era o do tucano Gilberto Benzi, que amargou o terceiro lugar na disputa, mesmo com o apoio de cabeças coroadas do partido como o senador Aloysio Nunes, o atual vice-prefeito de São Paulo, Bruno Covas, o deputado federal João Tavares Papa entre outros. Um desempenho pífio para alguns analistas políticos, visto que o PSDB ganhou sete das nove prefeituras da Região Metropolitana da Baixada Santista, mas teve um fraco desempenho em Guarujá. No final da tarde de sexta-feira (07), Benzi anunciou oficialmente seu apoio a Suman, no evento que anunciou a união dos dois partidos, batizada de “Aliança do Bem”, foi notada a ausência do candidato a vice de Benzi, o médico Waldyr Tamburus e do presidente do PTB, Heitor Gonzalez. Oficialmente, até o fechamento desta edição o PTB não declarou sua posição, assim como o PP de Fábio Fonterotta, ao contrário do PV e do PSC, do vice-prefeito de Antonieta, Duíno Verri Fernandes.
Já Haifa Madi, comemora a aliança com o PRB, partido que integrava a coligação de Gilberto Benzi e elegeu o vereador mais votado da cidade, o Bispo Mauro e o apoio expressivo, não só de vários candidatos a vereador, como de vereadores eleitos pela coligação liderada pelo tucano. Fala-se que a candidata do PPS teria a simpatia de 14, dos 17 vereadores eleitos.
Nossa reportagem conversou também com o candidato do PCdoB, Sidnei Aranha que obteve 8.679 votos (5,66%) que afirmou que foi procurado pelos dois candidatos e com eles manteve uma “conversa cordial e republicana”, mas ainda está ouvindo seu grupo político e as estâncias superiores do partido antes de anunciar seu posicionamento.
Conversamos também com Valdemir Batista Santana, o Val Advogado, do Solidariedade que já se decidiu. Sexto colocado na disputa, com 3.858 (2,52%) votos, ele se manterá neutro, ”Sem apoiar nenhum deles, terei isenção para fiscalizar o próximo gestor da cidade”, afirma Val.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>