As vacinas do seu cão ou gato estão em dia?

Quem tem um bicho em casa sabe o quão importante é manter as vacinas em dia. Afinal, além de preservar a saúde do animal, também evita problemas com a própria saúde, pois muitas doenças são transmitidas às pessoas. Fique de olho, pois cães e gatos devem ser vacinados ainda filhotes e, depois de adultos, é necessário repetir as doses pelo menos uma vez por ano.
Os donos devem ficar sempre atentos à carteira de vacinação dos bichos. Animais idosos também necessitam ser vacinados. A vulnerabilidade deles é muito maior que a nossa. Eles dependem do nosso zelo para que tenham uma vida mais saudável.
As vacinas devem ser ministradas logo nos primeiros meses de vida. Para cães, se recomenda a anti-rábica e múltipla aos 45 dias de vida do bicho, aos 75 dias aplica-se uma múltipla e a terceira dose aos 120 dias.
Para os felinos, a etapa de imunização começa aos 60 dias com a dose múltipla, aos 80 dias repete-se a dose e aos 120 dias é administrada a última múltipla, juntamente com a anti-rábica.
Na fase adulta, é recomendado que ao menos uma vez por ano seja aplicada uma dose de cada. Anualmente, as prefeituras fazem campanhas gratuitas de vacinação anti-rábica, geralmente, durante o mês de agosto.
Além de proporcionar uma boa alimentação e seguir o cronograma das vacinas, fique atento:
Nenhum filhote deve sair à rua ou ter contato com outros animais sem estar vacinado.
Nunca deixe de aplicar as doses anuais e a vacina anti-rábica em cães e gatos.
Mesmo animais que vivem presos precisam receber doses de vacina.
Não aplique medicamentos no animal sem consultar antes um veterinário.
Mesmo vacinado, não deixe o animal ficar em contato com bichos doentes.
Animais criados com responsabilidade não transmitem doenças aos homens.

Dra. Juliana Martins Ferreira é médica veterinária (CRMV 29.816) e atende na

Clínica Happy Pet, Rua Guilherme Guinle, 445, Vicente de Carvalho, tel. 33043062

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>