Benzi perde comando do PSDB e tucanos se dividem

psdb-e-haifa-600-x-369“Parece que tem caveira de burro enterrada no PSDB de Guarujá. Nos nove municípios da região metropolitana o partido fez sete prefeitos e o vice-prefeito em São Vicente. Aqui no Guarujá foi esse vexame. O nosso candidato ficou em terceiro lugar no primeiro turno e agora, para o segundo turno rachou. Benzi, Tucunduva e meia dúzia de gatos pingados declaram apoio ao candidato do PSB e os vereadores eleitos e os candidatos mais votados do partido apoiam a candidata do PPS com o aval da direção estadual do partido e do próprio governador, conforme declarou o deputado estadual Pedro Tobias.”, o desabafo é de um tucano histórico da cidade diante das recentes adesões de peessedebistas à candidatura de Haifa Madi.
Para os observadores políticos locais, a cisão aconteceu nem tanto por ideologia, mas por falta de capacidade de articulação política do candidato Gilberto Benzi. “Parece que o Benzi esqueceu, ou não sabe, que política se faz com comprometimento, com alianças. Ele não tem liderança, nem carisma para achar que todos do partido iriam com ele. Não conversou com ninguém, por outro lado, Farid, Haifa e o Dr. Calmon, no dia seguinte do primeiro turno, ligaram ou fizeram contato pessoal com todos os candidatos e lideranças partidárias que ficaram fora do turno”, comenta um deles.
Um dos primeiros a se manifestar por não ter sido ouvido foi o advogado Airton Sinto, que teve expressiva votação para vereador e declarou em vídeo postado no Facebook que não fazia parte do grupo que foi levado para apoiar o candidato Válter Suman no segundo turno: “Nós não fomos consultados. Nós, meu grupo, o Airton Sinto candidato, outros candidatos que tiveram também significativa votação não foram consultados para saber se gostaríamos de ir ou não para esse grupo. Não perguntaram pra gente se a gente queria ouvir o programa de governo desse candidato, começaram a divulgar na mídia, na rede social que a gente tinha um grupo: #Somostodossuman. Fico pensando como que seria esse governo aqui no Guarujá se essa equipe ganhar as eleições agora no segundo turno, atitude antidemocrática, atitude arrogante, sem ouvir as bases, sem ouvir nós candidatos e nosso eleitores. O governo já esta praticamente fatiado, de uma hora pra outra, vários candidatos se juntaram ao redor desse candidato contrário à Haifa Madi e parece que a Prefeitura já está dividida, aliás, a maioria dos cargos comissionados da prefeitura, no atual governo, estão apoiando Válter Suman. Significa o apoio da prefeita Antonieta e significa, o que é pior, a continuidade desse modelo de governo. Nós não precisamos disso, nós precisamos de união e de respeito”, afirma Sinto.
O deputado estadual e presidente do PSDB no estado, Pedro Tobias, esteve na quinta-feira (20) em Vicente de Carvalho e manifestou publicamente seu apoio à candidata do PPS em encontro com os candidatos do PSDB: “Como presidente estadual do PSDB, avaliei a situação dos dois candidatos que vão disputar o segundo turno em Guarujá e na minha avaliação a melhor opção é apoiar Haifa, porque do outro lado, com Márcio França, não vai abrir espaço para ninguém. Conheço a candidata Haifa de longa data e afirmo que ela é a mais preparada para administrar a cidade e inclusive conversei com o próprio governador que estará vindo ao Guarujá para prestar apoio à ela”, declarou Tobias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>