Contabilistas conhecem sistema Via Rápida Empresa

Via Rapido Empresa (600 x 318)Um novo sistema de abertura de empresas está sendo implantado em Guarujá e, na quarta-feira (22), foi o dia de apresentá-lo a quem diretamente trabalha com este tipo de serviço. Contadores de todo o Município participaram de um encontro realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep), para a apresentação do sistema Via Rápida Empresa, que agilizará em 80% os processos do tipo de baixo risco e emitirá alvará em até cinco dias. Anteriormente, o tempo mínimo era de 60 dias

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Portuário de Guarujá, Claudio Fernando de Aguiar, esta nova ferramenta desburocratiza todo o sistema que existe para uma empresa se estabelecer e entrar em funcionamento. “Nós damos a abertura para que o empreendedor faça isso o mais rápido possível, pague seu alvará e funcione em cinco dias. Isso gera renda para o comerciante e para o Município, que sofria com a demora para receber sua parte de impostos”, destacou o secretário.

O Via Rápida Empresa é um sistema digital online da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), que permite o licenciamento para comércio visando avaliação das três instâncias responsáveis pelo documento: Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros e meio ambiente. Há quatro anos Guarujá possui um serviço que, dentro de suas atribuições, também realiza a emissão do alvará, que é a Central de Atendimento ao Contribuinte – Ceacon (Avenida Leomil, 630 – Centro), porém o tempo de operação chega de seis meses a um ano de espera. No entanto, uma vez que o Via Rápida Empresa passe a funcionar no Município, o andamento de processos de caráter de “baixo grau de risco” aumenta para 80%..

O sistema entrará em operação na Cidade a partir do dia 16 de julho, data em que é comemorado o Dia do Comerciante, depois de todos os cursos e orientações aos interessados. A alternativa surge como um auxílio enorme aos 12.499 microempreendedores individuais (MEIs) em atividade no município.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>