Em sessão tumultuada, vereadores escolhem nova Mesa Diretora

presidente-camara-2017_2018-600-x-282Por 9 votos e 8 abstenções, o plenário da Câmara Municipal de Guarujá elegeu, na tarde de domingo (1º), o vereador Edilson Dias (PT) para presidir a Mesa Diretora do legislativo, no biênio 2017-2018.
Também foram eleitos, com mesmo quórum de votação, o novo vice-presidente do Legislativo, José Nilton de Oliveira, o Doidão (PPS); o novo primeiro-secretário, Edmar Lima dos Santos, o Juninho Eroso (PP); e novo segundo-secretário, Joel Agostinho de Jesus (PMDB).

Incidente
O ex- presidente da Casa e também candidato à reeleição, vereador Ronald Nicolaci Fincatti (DEM) que disputava a sua indicação para continuar à frente da Mesa Diretora da Casa, mas frente à vitória de Edilson, sentiu-se traído e foi ao microfone e bastante irritado com o petista, não poupou adjetivos como “vil” e “canalha”. “Ele tinha o meu respeito. Esteve na noite anterior em minha casa e disse que eu teria o seu voto, se me candidatasse”, esbravejou o democrata. Após o incidente, a sessão foi encerrada.

Nova Mesa
Edilson Dias de Andrade é vereador desde dezembro de 2010, quando assumiu a suplência do ex-vereador Luís Carlos Romazzini. Em 2012 e 2016 foi reeleito para função. Metalúrgico, natural de Guarujá, trabalhou por anos na antiga Cosipa (hoje Usiminas). Filiado ao PT desde a década de 1990, foi secretário-geral do diretório municipal da legenda, assim como vice-presidente e, atualmente, é o presidente do PT em Guarujá, além de membro titular do diretório estadual do partido.

José Nilton Lima de Oliveira, o Doidão (PPS), tem 61 anos. É natural de Laje (BA), divorciado, empresário do ramo de transporte de carga. Já exerceu três mandatos (entre 1996 e 2007) e, agora, em 2016, foi eleito novamente, para o quarto mandato, com 2001 votos.

Edmar Lima dos Santos, o Juninho Eroso, é servidor público municipal e líder comunitário do Sítio Conceiçãozinha. É vereador desde 2015, quando assumiu a suplência do ex-vereador (hoje, deputado) Marcelo Squassoni. Em 2016, foi reeleito agora para exercer o segundo mandato, com 2.336 votos.

Joel Agostinho de Jesus, o Joel Agostinho (PMDB), tem 44 anos ; É natural de Guaruja, solteiro e empresário. Foi eleito em outubro de 2016 para exercer o primeiro mandato no legislativo, com 3.642 votos.

Avaliação Política

Na opinião de observadores dos bastidores da política local, a vitória de Edilson Dias e José Nilton para a presidência e vice-presidência da Câmara respectivamente, e a escolha de Antônio Addis Filho para ocupar a Secretaria Geral demonstram a frágil articulação da equipe do atual prefeito Válter Suman com os vereadores e que amarga a sua primeira derrota política e com sérias consequências para a governabilidade.
Os mesmos observadores evitam falar em manobra de Farid Madi para ter o controle do legislativo, mas é impossível não ressaltar as ligações entre ele e Edilson Dias, que foi titular da pasta de Ação Social na gestão do ex-prefeito. Também com Doidão e o ex-vereador Addis o relacionamento com Farid é próximo. Ambos eram vereadores da bancada da situação e Addis foi coordenador da campanha de Haifa Madi à prefeitura.

 

Vereadores terão salários congelados até 2020

mesa-2-600-x-366O presidente recém-eleito da Câmara Municipal de Guarujá, Edilson Dias (PT), anunciou nesta segunda-feira, à imprensa local, que irá ‘congelar’ o valor da subvenção mensal paga aos 17 vereadores da Casa, até 2.020.
A medida, segundo ele, já havia sido acordada com os vereadores da legislatura anterior, assim como, agora, também, da atual, empossada neste domingo (1°).
O valor da subvenção é de R$ 10.700,00 e foi fixada ainda em 2013. Ela não inclui remuneração de férias, nem de décimo terceiro salário. Mas, de toda forma, o novo presidente entende que o momento exige o máximo de esforço em termos de economia.
“A população espera de nós austeridade com o gasto do dinheiro público e transparência nas nossas ações”, resume Dias, antecipando que também pretende enxugar custos de contratos e demais despesas da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>