Entrevista com a Reitora da Unaerp, Elmara Lucia de Oliveira Bonini

Profa Elmara (453 x 600)A Unaerp daqui há seis anos estará completando 100 anos de atuação no Ensino Superior. Nesse período, a instituição promoveu o desenvolvimento da ciência, a atuação social em prol da sociedade e a formação acadêmica de milhares de novos profissionais. Este é o principal papel da Unaerp?
A função da Universidade é produzir conhecimento, formar gerações de profissionais, docentes e pesquisador e difundir o resultado desses investimentos para a população, sobretudo por meio de extensão. No nosso caso, aliamos qualidade e pioneirismo nesse principal tripé.
A Unaerp nasceu do desejo de educadores de promover o conhecimento acadêmico em uma época de grandes transformações, na qual o ensino superior tinha um papel preponderante. A história da Universidade inicia-se em uma das importantes cidades do interior do País, Ribeirão Preto – considerada na época a capital do café, com objetivo promover o desenvolvimento social, educacional e cultural daquela região.
E a partir daquele visionário projeto inicial, a trajetória da Unaerp teve forte expansão nas décadas seguintes, principalmente ao final da década de 1950, quando meu pai, o professor Electro Bonini, assumiu a administração da instituição, deixando um importante legado para o ensino superior brasileiro.

Seguindo os passos de seu pai, Prof. Electro, a senhora está há três décadas à frente da instituição. Qual a principal motivação do seu trabalho?
Meu pai e minha mãe, dona Cidinha, dedicaram-se com muito afinco por esta importante missão. Foram décadas de trabalho, investimentos e realizações para transformar a Universidade na importante instituição respeitada e reconhecida como uma das melhores do País. A Unaerp é hoje uma referência nacional e está classificada pelo MEC entre as dez melhores instituições do ensino superior privado brasileiro.
Nossa longa e sólida história é a de uma instituição pioneira, movida por ideais direcionados à coletividade e convicta de que somente a educação de qualidade pode, efetivamente, transformar nosso País. Vinculados à comunidade, nós da direção, nossos alunos, docentes e colaboradores, atuamos sempre em prol da sociedade por meio do ensino, da pesquisa e da extensão em níveis de excelência. É essa história de tradição, qualidade de ensino e pioneirismo que nos motiva.

 

Entrevista com a pró-reitora da Unaerp Guarujá, Priscilla Bonini Ribeiro

Priscilla Bonini (456 x 600)Dentro desse pioneirismo, Priscilla, a Unaerp há 19 anos implantava o Campus Guarujá, sendo também a primeira universidade da cidade e interagindo diretamente com a região. Qual a contribuição da Universidade nesse sentido?
Um dos principais legados da Unaerp em Guarujá é a transformação da sociedade através da educação. Temos consciência de que a Universidade proporciona conhecimento científico a muitos jovens e adultos que tinham o sonho do curso superior e que puderam cursá-lo a partir da instalação do campus Guarujá.
A Unaerp se faz presente nos três pilares da educação superior: no ensino, na pesquisa e na extensão. Primamos pelo ensino de qualidade, com importantes resultados em avaliações acadêmicas.
Investimos em pesquisa e somos referência em áreas como a biotecnologia vegetal, tecnologia ambiental, odontologia, entre outras, e em Guarujá, com o Núcleo de Pesquisas, desenvolvemos estudos sobre a realidade da região e incentivamos no aluno o interesse pela pesquisa. Contamos com o apoio e o envolvimento dos alunos, ex-alunos, professores, funcionários e a comunidade para juntos construirmos este sonho que é a Unaerp em Guarujá.

E a atuação social da Unaerp é um dos grandes destaques em Guarujá?
Sim, é na extensão que alcançamos a consolidação do nosso trabalho com milhares de atendimentos pela Rede de Serviços Unaerp, e aqui em Guarujá também mantemos essa estreita relação com a comunidade por meio do Núcleo de Projetos Sociais.
São iniciativas que permitem o contato dos estudantes com a realidade da população para a qual podemos disponibilizar conhecimentos, atendimentos, orientações que promovem a qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.
A Unaerp vem alcançando novos patamares por sua excelência e tradição, sendo uma instituição reconhecida nacionalmente. Aqui, na Baixada Santista, a contribuição da Universidade para a população já é um marco rumo à transformação da sociedade, e queremos cada vez mais intensificar essa contribuição.
O País se faz com uma educação séria, e a Unaerp está diariamente exercendo este compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>