Evento de Cultura Caiçara acontece na Praça das Bandeiras

Cultura Caiçara (600 x 505)Guarujá realiza neste sábado (17) a festa em celebração da Semana Caiçara. Com realização na Praça das Bandeiras (Pitangueiras), diversas artes e culturas das terras do litoral se apresentam gratuitamente, a partir das 16 horas. Para a festa preparada neste este ano, foram convidados artistas da Cidade e da região que trazem a voz, a arte e o talento do povo caiçara. A abertura será feita com um sarau, trazendo poetas como Giba do Sapatinho e diversas apresentações artísticas. Também a presença do professor Zezão, com ciranda caiçara, e Ivan di Ferraz trazendo a leitura de cordel.
A programação completa ainda conta com puxada de rede como o grupo AfroKetu, e o encerramento, que traz mais música de ciranda caiçara com a banda Pau-a-pique. Durante todo o evento acontecerá também uma exposição e feira de artesanato com matérias e a história das comunidades tradicionais caiçaras da Ilha de Santo Amaro.
A comemoração da Semana Caiçara é uma alusão ao dia do artesão que é comemorado no próximo dia 19, e também ao Dia do Caiçara, celebrado nacionalmente em 15 de março. A festa representa uma iniciativa para prezar a memória da cultura caiçara da Cidade, buscando a valorização dos costumes, das tradições e da identidade cultural e histórica desses grupos e povos.
A festa não estaria completa sem a presença dos representantes dessas comunidades. Um deles é Sidney Bibiano Silva dos Santos, secretário da Associação de Moradores e Amigos da Cachoeira (AMAC), fundada em 2001, que fala da importância que o evento tem para a representação dessa população. “É uma oportunidade de expressar nossos anseios, mostrar e reavivar a cultura da comunidade. Também podemos mostrar, através deste dia, nossas necessidades e expor nossa história”, comenta ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>