Exercer o poder público é uma espécie de doação – FÁBIO FRONTEROTTA

“Em nossa série de entrevistas com os principais pré-candidatos a prefeito, conversamos com o empresário Fábio Fonterotta, do PP. Fábio aponta o Turismo e a atividade portuária como principais ferramentas para alavancar o crescimento da cidade”

O empresário Fábio Fronterotta, nosso entrevistado desta semana, tem 42 anos, nasceu em São Paulo, mora em Guarujá desde 1993 e frequenta a cidade desde 1977. É formado em Direito com pós-graduação em Administração e Marketing e atua na área de entretenimento em Guarujá e Campos do Jordão. Fonterotta é pré-candidato a prefeito pelo PP, Partido Progressista.

Muda Guarujá

“Guarujá é um gigante adormecido, uma cidade promissora numa localização privilegiada, próxima à Capital com uma excelente estrutura de turismo. É a única cidade do litoral paulista com dois resorts de padrão internacional, 40 marinas, restaurantes de alto padrão e poderia ser melhor explorada, tanto no setor de turismo de negócios como o turismo náutico e já que o clima é favorável à pratica dessas atividades, deveria ser palco de etapas de campeonatos internacionais dessa modalidade esportiva, paralelamente à expansão da atividade portuária e retroportuária. Foi com a ideia de planejar o Guarujá para os próximo 20 anos, que criamos o movimento “Muda Guarujá” formado por empresários, comerciantes, profissionais liberais, pessoas que vivem o dia a dia da cidade e são apaixonados por ela com o objetivo de trazer projetos que implementem soluções efetivas em todas as áreas essenciais como Saúde, Educação, zeladoria e Segurança para que se promova uma igualdade social em relação a um atendimento básico de excelência para a nossa população e para os turistas que frequentam a cidade ou nos visitam.”

Projetos

“Guarujá precisa de um choque de gestão com revisão dos contratos da prefeitura com prestadores de serviço e fornecedores e uma redução dos custos exorbitantes e desnecessários. Com esse dinheiro que será economizado, mais os convênios com os governos federal e estadual e as emendas de parlamentares das duas esferas poderemos colocar os serviços básicos em ordem no município. Na área da Saúde pretendo reestruturar e descentralizar todos os postos de Saúde para que eles tenham uma estrutura com maior capacidade de atendimento e que não faltem mais remédios para a população. Com os postos mais preparados e campanhas de prevenção, vamos evitar das pessoas irem ao hospital. Penso também que temos que ter um hospital 100% SUS na cidade, a exemplo de outros municípios como Cotia, São Bernardo e isso pode ser feito através de convênios com o governo do Estado. Outro ponto é trazer uma faculdade de Medicina para Guarujá. Isso vai gerar uma mão de obra qualificada e de baixo custo que são os estagiários para trabalhar nos postos de Saúde e no hospital.”

“A Educação com escolas em quantidade e estruturadas é uma forma eficiente de combater a criminalidade que hoje leva tantos jovens ao uso e ao tráfico de drogas. Acredito muito também nos projetos sociais de esportes, como o ‘Craque do Futuro’ e ‘Surfista do Futuro’ através de parcerias com instituições e ONGs especializadas como o Instituto Ayrton Senna. O Esporte traz senso de coletividade, disciplina e incentivo ao estudo e possibilidade desses jovens se engajarem na sociedade. Em relação às creches, hoje em número insuficiente para atender à demanda de vagas, é nossa intenção criar unidades em todos os bairros e além das grandes empresas que são obrigadas por lei a ter o equipamento conforme o número de funcionários, vamos incentivar que pequenos comércios se unam e criem também creches que poderão ser conveniadas com a prefeitura.”

“A Segurança também será reestruturada, com uma Guarda Municipal equipada e com um efetivo maior e bem treinado. O monitoramento por câmeras tem de ser ampliado na sua área de cobertura. Todas as praias deverão ter unidades móveis e nos bairros mais populosos deverão ser implantados postos de atendimento policial. Acredito que com o conhecimento do nosso deputado estadual, Delegado Olim, vamos trazer muitos projetos da área de Segurança para a cidade.”

“Curitiba é o modelo ideal para o transporte público em Guarujá. Um projeto vitorioso que foi aprovado pela população e acredito ser viável para ser implantado aqui e beneficiar as milhares de pessoas que se utilizam desse meio de transporte e hoje reclamam de um serviço digno, confortável e eficiente.”

Expectativa

“Sou um apaixonado pela cidade e acredito que chegou a hora da população se engajar no ‘Muda Guarujá’ e dar chance para alguém que não tem nenhuma relação política, nem pretensão política no futuro e sim transformar Guarujá com uma gestão pública eficiente e profissionalizada para que a cidade volte a ser conhecida como a ‘Pérola do Atlântico” não só pelas suas belezas naturais, mas por ter uma Saúde de qualidade, Educação de excelência, uma Segurança estruturada. Com o Turismo fomentando a economia da cidade, ela vai crescer naturalmente e atrair investidores para parcerias público privadas que vão gerar desenvolvimento sem comprometer o caixa do município. Acredito que o poder público e o poder privado andam na mesma linha, na hora de gerir, de administrar precisamos de gente séria e competente. Exercer o poder público sem interesses particulares para melhorar a vida das pessoas é uma espécie de doação.”