“Farid vai ter papel fundamental na administração, mas a prefeita serei eu”

haifaevalter-600-x-331Mais uma vez a candidata Haifa Madi (PPS) saiu-se bem no debate, respondendo à altura as provocações do seu oponente Válter Suman (PSB). Desta vez o debate entre os postulantes à prefeitura de Guarujá foi promovido pela TV Santa Cecília e realizado na última quinta-feira (27).
Por cerca de 1 hora e 30 minutos, os dois candidatos falaram sobre propostas para temas como geração de emprego e renda, Saúde, Educação, transporte e funcionalismo público.

Críticas
Haifa Madi voltou a fazer críticas à atual gestão da prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) e por diversas vezes citou que a cidade está abandonada e que a população sofre com isso, situação bastante diferente dos quatro anos em que seu marido, Farid Madi, foi prefeito e terminou seu mandato muito bem avaliado.

Propostas
No segundo bloco do debate os candidatos responderam perguntas sobre diversos temas formuladas pelos professores da universidade. Haifa disse que irá realizar um novo contrato para o transporte para que haja melhorias substanciais no setor, como a climatização dos ônibus, acessibilidade e aumento no número de linhas. Medida semelhante será realizada no saneamento básico, onde a candidata disse que irá exigir da Sabesp  que a água e esgoto cheguem a todos os munícipes.
Haifa também falou em melhorar a iluminação e a condição de ruas e calçadas. A candidata também destacou que irá retomar parceria com entidades que auxiliam na retirada de crianças e adolescentes das ruas e fortalecer a interface da prefeitura com o chamado terceiro setor.
Além disso, Haifa Madi defendeu o enxugamento da máquina pública e a retomada do projeto Porto-Cidade para maior geração de emprego e desenvolvimento sustentável. Também falou que irá discutir com servidores o melhor modelo de gestão da previdência e destacou que o cargo não deve ser ­político.
Os candidatos defenderam o retorno das coordenadorias regionais para o acompanhamento dos problemas diários da cidade. Eles também concordaram em relação à importância da educação física na questão da saúde e na prevenção de doenças, além de defenderem que a matéria siga integrando a grade curricular. Por fim, na questão do funcionalismo público, eles demonstraram preocupação com o grande número de servidores perto da aposentadoria.
Valter Suman defendeu as parcerias público-privadas (PPP) para o desenvolvimento da cidade. O candidato  disse que irá buscar recursos junto ao Estado e a União para a construção de unidades habitacionais.
O pessebista repetiu, por diversas vezes, a necessidade de se desenvolver o Turismo, que ele julga ser a “mola propulsora” para a geração de emprego e renda. Ainda sobre o tema prometeu o resgate de festas típicas e a criação do centro de tradições nordestinas.

Suman ataca Haifa
Em determinado momento do debate, Válter Suman questionou sobre a presença de Farid Madi, num possível governo da candidata: “Ele vai ter um papel fundamental na minha administração, mas a prefeita serei eu”, disse Haifa, que elogiou o trabalho de Farid como prefeito de Guarujá e lembrou que foi uma de suas principais parceiras com destacada atuação no Fundo Social de Solidariedade e como deputada estadual, eleita em 2006, foi a parlamentar que mais trouxe recursos para a cidade, expressivamente para a área da Saúde. “Pela experiência de Farid, tenho certeza que ele será um excelente conselheiro”, afirmou.
Suman voltou a atacar ao recordar que o ex-prefeito enfrentou processos e teve contas rejeitadas. Haifa voltou a rebater, relembrando que Suman fez parte da gestão Farid como vereador da base de governo e ocupando o segundo cargo mais importante da administração, a secretaria de Governo.

Avaliação
Em entrevista, Haifa fez a sua análise do debate: “Estamos bem nas pesquisas, o que mostra a resposta da população em relação ao nosso trabalho. Vencemos a eleição no primeiro turno porque apresentamos as melhores propostas para mudar a cidade. Nosso programa de governo foi construído com a ajuda das pessoas que nos receberam em suas casas, muitas vezes com lágrimas nos olhos. É meu compromisso mudar a realidade de descaso que vive hoje a nossa cidade. Com o debate, a população pôde tirar suas dúvidas e conhecer bem cada candidato“, disse. A candidata salientou ainda que sua campanha tem sido muito alegre, otimista e vem crescendo a cada dia. “A minha expectativa para domingo é a melhor possível”, concluiu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>