Fortaleza da Barra Grande recebe verba para projeto de iluminação

fortaleza_da_barra_iluminada_instagram-600-x-446O Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) aprovou, ontem, a liberação de R$ 250,6 mil para a Prefeitura do Guarujá. O recurso, referente à cota-parte do município no Fundo de Desenvolvimento Metropolitano, será investido no projeto de reformulação da iluminação da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande, na entrada do canal do Estuário do Porto de Santos.
Além de integrar o Sistema de Museus do Estado – é o primeiro museu do município –, o forte construído em 1584 é considerado Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), desde 1964, e está inscrito na Unesco para concorrer, no próximo ano, juntamente com o Forte São João, em Bertioga, a Patrimônio Mundial.
A nova iluminação, além de garantir mais segurança, vai transformar a Fortaleza em um cartão postal durante a noite, que pode ser visto também da Ponta da Praia, em Santos, do outro lado do canal do Estuário. Há projetos, também, para obras de restauração da fortificação, que dependem de novos recursos.(foto: Ana Carolina Melo)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>