Gabinete de Gestão Integrada apresenta balanço das ações durante a temporada

Gabinete copy (600 x 400)Na quarta-feira (08) foi realizada a 2ª reunião do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM).  Na pauta, o balanço dos primeiros 30 dias da Operação Dignidade, o balanço da Operação Verão 2016/2017 e o Trânsito: desafios pra 2017.
O GGIM é composto por organizações que integram o sistema de Segurança Pública Municipal — Secretarias Municipais, Polícias Militar, Civil e Federal, Bombeiros e Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG’s) de Vicente de Carvalho e Guarujá.

Operação Dignidade
A operação começou no dia 9 de janeiro e foi feito um levantamento bairro a bairro. A equipe constatou que existe um perfil de morador de rua para cada região.
Em Vicente de Carvalho, a maioria das pessoas abordadas são moradores da cidade, na Enseada a situação é mista e nas Pitangueiras a maioria é de fora da cidade. Geralmente são homens, tem alguma dependência química e antecedentes criminais. No caso das mulheres, boa parte está grávida e depois da abordagem são encaminhadas para a Saúde.
Todo o trabalho da Operação Dignidade é feito em conjunto com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e com a Secretaria Municipal de Saúde. O trabalho em rede é fundamental para realizar os encaminhamentos necessários. A Saúde também colabora com a abordagem através do consultório de rua.

Sustentabilidade
Está em fase de planejamento uma operação com vista à sustentabilidade, para evitar que se jogue lixo nas vias e galerias pluviais. O trabalho será feito em conjunto entre a Força Tarefa e a Guarda Civil Municipal. Será multada a empresa ou a pessoa que depositar lixo em horários irregulares e em locais inadequados.

Trânsito
Na pauta da Diretoria de Trânsito e Transporte Público, um dos pontos em destaque foi o Plano de Mobilidade Urbana. Para que haja uma nova licitação do transporte público é necessário que o plano seja aprovado pela municipalidade. Na seqüência é criada a lei de mobilidade urbana do Município, que precisa ser aprovada na câmara. Só então é possível abrir a concorrência.
No entanto, a administração não está parada frente aos desafios do transporte público. Prova disso é que a prefeitura está intensificando a fiscalização sobre o setor. Nesta semana, foram lavradas 23 multas sobre a empresa responsável pelo transporte público, por conta de irregularidades constatadas nos pontos de parada, entre outras deficiências no serviço.

Operação Verão
A Operação Verão foi realizada do dia 19 de dezembro ao dia 5 de fevereiro e mobilizou um grupo de 429 policiais.  Foram mais de 7 mil veículos vistoriados (carros e motos), aproximadamente 30 mil abordagens, 5 procurados recapturados, 25 pessoas presas e 11 adolescentes apreendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>