Gestão: A Prefeitura é a mesma, o Fundo Social é o mesmo

*Dr. Welinton Andrade Silva

Quando chegaram à prefeitura, o prefeito Válter Suman, do PSB, (o vice Renato Pietropaolo) e a presidente do Fundo Social de Solidariedade, primeira-dama Edna Suman encontraram uma cidade arrasada.
Herdaram o resultado de dois péssimos mandatos da ex-prefeita Antonieta de Brito, do PMDB, que não aproveitou a pujante economia do país à época. Ao invés do desenvolvimento e diálogo, a antiga administração optou em gerir a cidade de forma fechada, mesquinha, míope, paroquiana, tacanha, provinciana.
Foram oito anos que a cidade suportou uma administração arrogante, prepotente e incompetente, que retirou do cidadão comum, além dos serviços públicos, a alegria, a esperança, o emprego, e o pior: a própria autoestima.
Com a vitória de Suman, analistas fizeram contas, formularam opiniões, previsões… O resultado da equação era sempre o mesmo: Será difícil para a nova gestão. E todos acertaram. Está difícil para a administração colocar a cidade em ordem após uma década perdida.
O que pouca gente contou, entretanto, foi com a vontade de trabalhar do prefeito Suman. Existem os que gostam (amam) do prefeito, os que o detestam (odeiam), os que são indiferentes… Entretanto, não há como nenhum desses grupos negar o empenho, a força de vontade e a garra de trabalhar até agora demonstrados pelo prefeito.
Minha filosofia de vida é “O trabalho vence tudo”. Venho de família humilde e ninguém mandou abrir portas para mim. Elas foram abertas com o estudo, o trabalho e chutes (quando necessários). O prefeito parece ser adepto de pensamento semelhante. Até o momento, com sete meses de administração, trabalha como se fosse o primeiro dia de governo.
Do outro lado, a filantropia, a primeira-dama Edna Suman surpreendeu de forma positiva. Parou suas atividades de advogada que é e, a exemplo do prefeito, está se dedicando em tempo integral ao Fundo Social.
Enquanto o prefeito cuida como pode da saúde, educação, segurança, enchentes, iluminação, buracos, capinação, sinalização vertical e horizontal… Edna trabalha pelo restabelecimento do “espírito solidário” tão esquecido na cidade.
Para isso, representou o município em outras cidades e realizou aqui vários eventos com renda 100% beneficente para compra de cadeiras de rodas, fraldas geriátricas… A seu pedido, vários empresários estão promovendo inclusão social, oferecendo serviços e atrações com ingressos cujo valor é um quilo de alimento. Foi assim no Circo Solidário; Parque Solidário; Trem Solidário… Na sede, o FSS oferece vários cursos que visam a geração de renda para famílias.
A atual administração é nova para uma avaliação mais profunda. Ainda há muito a se fazer é verdade. Entretanto, fica claro nesses primeiros meses, que é muito, muito melhor que o antigo governo.
Se a Prefeitura é a mesma e o Fundo Social é o mesmo, a conclusão que se pode ter é que a mudança está na gestão, atitude, vontade e competência das pessoas que ocupam cargos públicos.
Hoje, a cidade assiste a uma gestão pública plural, aberta ao diálogo, acessível, que aceita críticas e que junto com sua equipe de secretários, funcionários e assessores trabalha pela retirada da cidade da vala comum, do fundo do poço em que se encontrava.

*O advogado Welinton Andrade Silva é jornalista, formado em direito,

administração de empresas, Rádio e TV e agrimensura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>