Guarujá apresenta moderno Sistema de transporte público

PÁG. 3 (600 x 458)“Planejamos um sistema de transporte público não só para hoje e sim para o futuro. Não bastava só trocar a frota era necessário criar um sistema de transporte público novo, moderno e que atendesse a expectativa da sociedade”, declarou o secretário de Defesa e Convivência Social de Guarujá, Luiz Cláudio Venâncio Alves, no lançamento do edital para Concessão do Serviço de Transporte Público Coletivo do Município de Guarujá. O evento aconteceu nesta sexta-feira (29), no Paço Moacir dos Santos Filho.
Durante a solenidade, que reuniu secretários municipais e representantes do Poder Legislativo foi apresentado os detalhes do edital de concessão do transporte público. A expectativa é que Guarujá se torne uma referência em tecnologia viária e integração modal, com investimento estimado de aproximadamente R$ 197 milhões.
Os mais de 80 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo todos os dias, em Guarujá vão ter muitos dos seus anseios contemplados novo modelo. Além de veículos zero quilômetros, o sistema conta com uma frota acessível e equipada com ar condicionado e Wi-Fi.
“A comunhão de forças é fundamental para o crescimento da nossa Cidade. O que está acontecendo hoje e que tem acontecido ao longo dos últimos 18 meses é fruto de muito trabalho e comprometimento com a população de Guarujá”, afirmou o prefeito, Válter Suman, agradecendo o empenho da equipe e a parceria do Legislativo.
Atualmente, a exploração do transporte público na Cidade acontece mediante um termo de autorização firmado pela administração anterior e atual prestadora de serviço. A última licitação foi realizada em 2001 além de contratos emergenciais, o que a atual Administração e o Ministério Público(MP) consideram irregular.
“Diante da precariedade desses contratos emergenciais, o nosso sistema de transporte público ficou estagnado e não evoluiu. E o maior desafio enfrentado era criar um sistema de transporte público que atendesse a expectativa da população com soluções eficazes para os problemas estruturais”, explicou o secretário de Defesa e Convivência Social. A empresa que assumir terá o prazo de seis meses, a partir da assinatura do contrato para concluir as melhorias.

Novo modelo
Hoje Guarujá possui 147 ônibus, com 7.820 lugares. No novo modelo serão 120 ônibus disponibilizando 12.985 lugares.
A frota contempla 25 ônibus articulados modelos BRT, 40 ônibus modelos Padron, 55 micro-ônibus e do tipo convencional, um ônibus modelo Double Deck (para rota e linhas turísticas), três micro-ônibus executivos modelos Rodoviários (Serviços Executivos) e duas vans adaptadas para transporte de pessoas com mobilidade reduzida.
A população vai contar com uma frota nova, totalmente zero quilômetro veículos adaptados para pessoas com deficiência, Wi-Fi, ar-condicionado, porta esquerda para embarque e desembarque – providência que garante mais segurança, rapidez e funcionalidade. Além de um aplicativo, via GPS, para que o cidadão monitore a hora em que seu ônibus vai passar pelo ponto.

Infraestrutura viária
A futura concessionária do serviço terá de realizar investimentos na infraestrutura viária tais como a implantação de corredores exclusivos de ônibus, pavimentação de vias, obras de drenagem, iluminação, reforma dos terminais Vicente de Carvalho e Ferry Boat, construção das Estações de Transferência, implantação de pontos de embarque e de desembarque, entre outras melhorias. Outra novidade é que a Cidade terá 15 estações de bicicletas totalizando 270 bikes que estarão à disposição dos usuários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>