Guarujá encerra Operação Verão com balanço positivo

Na sexta-feira (8), chegou ao fim a Operação Verão 2018/2019. Desde 19 de dezembro, Guarujá contou com o reforço de mais 400 policiais militares e outros 300 profissionais distribuídos pela Polícia Civil, Guarda Civil Municipal, Agentes de Trânsito, Bombeiros e Guarda-Vidas Temporários.
E os resultados foram vistos nas ruas. A sensação de segurança tanto nos bairros, quanto na orla da Cidade, demonstrou a preocupação da administração municipal em proteger as pessoas que vivem em Guarujá e aquelas que escolheram o município como destino turístico. Segundo a Secretaria de Turismo, foram dois milhões de população flutuante no pico da temporada (última semana do ano) e uma média de 1 milhão de turistas que passaram pela Cidade no período.
“Os resultados foram excelentes, fruto de uma parceria que só vem aumentando ao logo dos anos. E já estamos planejando a Operação Carnaval que deverá contar com o apoio dos agentes de segurança”, declarou o secretário adjunto de Defesa e Convivência Social, Carlos Smicelato.
Durante a Operação, a Guarda Civil Municipal intensificou o policiamento preventivo e ostensivo no Município, totalizando 474 atendimentos. Destes, 82 fiscalizações, 78 ações junto a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas), 55 atendimentos nas coordenadorias (1,2 e 3), 39 apreensões de bikes, 58 abordagens a guardadores de veículos.
As equipes atenderam também, 110 ocorrências aos próprios municipais, realizaram 846 autos de infração de trânsito e se empenharam no ordenamento da fila da balsa, com 35 atendimentos.
No mesmo período, também foi deflagrada a Operação Papai Noel. A ação aconteceu na Av. Thiago Ferreira (Vicente de Carvalho), um dos importantes corredores comerciais da Cidade. Foram 17 atendimentos relacionados ao policiamento preventivo e ordenamento do trânsito.
A equipe da Sedeas esteve à frente da Operação Dignidade, foram feitas 418 abordagens a moradores de rua, destas 88 pessoas foram encaminhados ao Centro Pop e 46 foram recambiadas (voltaram para a cidade de origem).
Já Força-Tarefa, realizou 802 atendimentos, destes 207 geraram boletins de ocorrência. Em relação, ao som abusivo foram 431 atendimentos, destes 169 em residências, 153 em comércio, 54 em veículos, 12 na faixa arenosa e 43 em vias públicas. Foram lavrados 154 autos por perturbação de sossego, 487 multas de trânsito, 48 apreensão de som abusivo e 87 bicicletas recolhidas ao pátio.

Fiscalização Marítima
Um convênio firmado no ano passado entre Prefeitura e Marinha permitiu que os agentes fiscalizassem as atividades náuticas. Ainda na faixa arenosa, eles verificam a documentação das embarcações e dos condutores, bem como da observância das regras de tráfego aquaviário na orla marítima.
A fiscalização é realizada pelo Grupamento de Defesa Ambiental (GDA). Durante a Operação Verão, foram realizadas 1051 vistorias a embarcações. Destas, 42 estavam irregulares. Além disso, foram 44 fiscalizações náuticas, 46 patrulhamentos preventivos, 62 ocorrências com animais e outros 39 bichinhos resgatados.

Bombeiros
Os Bombeiros registraram 297 ocorrências, destas 57 salvamentos, 193 resgates e 47 incêndios.

Operação Praia Segura
Os guarda-vidas realizam a Operação Praia Segura que acontece de 1 de dezembro a 31 de março. As praias de Guarujá foram divididas em 71 setores conforme público e risco. Nos período, atuaram 58 guarda-vidas efetivos, 50 guarda-vidas temporários e 50 por tempo determinado, além de 268 escalas de Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar (Dejem) disponibilizadas pelo Estado.
A equipe conta com quatro embarcações, duas Unidades de Resgate

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *