Guarujá promove atividades pelo Dia da Consciência Negra

zumbi-519-x-600Um mês especial para festejar e cultivar a cultura afro e a conscientização de todas as etnias sobre o papel dos negros e afrodescendentes na sociedade. Assim é comemorada a data de 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Em razão disso, Guarujá promove diversas atividades.
A ação tem como objetivo conscientizar o público utilizando dança, jogos e palestras. As atividades serão realizadas pelas entidades que militam na causa e contam com o apoio da Prefeitura de Guarujá, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Igualdade Racial e Étnica. A Coordenadoria faz parte da estrutura da Secretaria Municipal de Coordenação Governamental.

Atividades
As atividades começam neste domingo (20), na Usina Hip Hop da Prefeitura e na Casa da Cultura Afro Brasileira com o Encontro da Africanidade e seus Ritmos, a partir das 16 horas. Encerrando o dia, a Liga Municipal Guarujaense de Capoeira promove o encontro dos Grupos de Capoeira L.M.G.C, a partir das 17 horas no Teatro Municipal Procópio Ferreira. A ação tem como objetivo ajudar a Apae de Guarujá. Na entrada, os interessados devem entregar produtos de higiene pessoal ou material de limpeza. As atividades e palestras seguem até o dia 27.
20 de novembro
A data foi escolhida por causa da morte de Zumbi dos Palmares, principal líder negro da história do Brasil, fundador do Quilombo dos Palmares (o maior do País), no estado de Alagoas, assassinado em 20 de novembro de 1695.

Feriado
O Dia Nacional da Consciência Negra em Guarujá foi decretado como feriado municipal pela prefeita Maria Antonieta de Brito, em 2009.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>