Hospitais filantrópicos têm prazo ampliado para pagamento de dividas

hospital_santoamaro (600 x 315)O presidente do Sindicato dos Hospitais Filantrópicos da Baixada Santista e Litoral Norte e Sul do Estado de São Paulo, SINDHOSFIL – LINOSESP, Urbano Bahamonde Manso comemora a decisão anunciada ontem pelo ministro da saúde Ricardo Barros, de que as santas casas e hospitais filantrópicos terão o dobro de prazo para pagamento de suas dívidas: “ O ministro está no caminho de acabar com uma injustiça histórica e ampliando o prazo para pagamento das dívidas, dá o primeiro passo”, afirma Urbano Bahamonde Manso que também é presidente da Mantenedora do Hospital Santo Amaro em Guarujá.
Segundo Urbano, historicamente o SUS não remunera decentemente as filantrópicas, fato que sempre as obrigou a tomar dinheiro emprestado, principalmente na Caixa Econômica Federal, para suprir essa diferença entre o custo do atendimento e a remuneração recebida do SUS.
“ Não bastasse pagar mal as filantrópicas, o Governo Federal, através da CAIXA, emprestava dinheiro a juros para que essas instituições pagassem as dívidas que ele mesmo provocava, com essa má remuneração. A moratória total, por dois anos, das dívidas das filantrópicas com bancos públicos é o nosso principal objetivo”, afirma o líder sindical. “Com isso, as santa casas e hospitais filantrópicos teriam melhores condições de superar esse difícil período por que passa nosso país”, justifica.
Quatro a cada dez internações realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS) em 2015 foram feitas nas santas casas.
Para o líder sindical e gestor do HSA, o ministro Ricardo Barros se mostra muito sensibilizado com a causa das filantrópicas, mas, por enquanto, não tem condições de atender a totalidade das demandas. O Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, teve papel importantíssimo nessa conquista inicial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>