“Nosso objetivo principal é atender bem as camadas mais carentes da população”

IMG-20170721-WA0024 (600 x 450)“Esta é uma conquista muito importante para o Hospital Santo Amaro e para os alunos. Somos um hospital de alta complexidade e isso dá aos estudantes um campo de aprendizado muito abrangente e para nós, galgamos o status de instituição de ensino, porque com este projeto atingimos o nível de internato, já temos a residência e em breve teremos a graduação, com a faculdade de Medicina formando alunos aqui. O Santo Amaro estará ofertando, portanto, todas as fases da formação de um médico”. A afirmação é do presidente da mantenedora do Hospital Santo Amaro, Urbano Bahamonde, sobre a parceria com a UNAERP, Universidade de Riberão Preto, que traz para internato médico no hospital, universitários do último ano do curso de Medicina da universidade, que estarão atuando nas Unidades de Urgência e Emergência do complexo hospitalar e contribuindo para o trabalho de atendimento em Saúde à população desde terça-feira (18), quando foram recepcionados em cerimônia no hospital.

Momento Histórico

Urbano ressaltou ainda que é um momento histórico para a cidade “Participar desse processo de formação do profissional é muito importante para a instituição porque vai exigir de todos os profissionais do hospital uma performance diferenciada. Todos vão ter que estudar, se aperfeiçoar e se aprimorar porque agora todos são um pouquinho professores desses estudantes que vão ter contato com um hospital geral pela primeira vez”.

Aporte de recursos

“Outro fator lembrado pelo presidente da mantenedora foi a sustentabilidade da instituição. “Está claro para nós que não podemos ficar parados esperando que o poder público reconheça a importância do hospital. Estamos à frente da Santamarense há mais de 10 anos e nunca tivemos um reconhecimento adequado da importância do hospital e por conta disso temos que sair a procura de soluções, olhar outras instituições e o que elas fazem para ganhar espaço, e a relação com o mundo acadêmico traz para o HSA essa possibilidade de melhora inclusive na receita. Com a faculdade de Medicina o HSA está apto a se credenciar como hospital de ensino, o que trará um aporte financeiro do Ministério de Educação e também do Ministério da Saúde. Tudo isso para atingir o nosso objetivo principal que é atender bem as camadas mais carentes da população”

Desde 1999

A representante da direção da UNAERP, professora Priscilla Bonini Ribeiro, lembra que a história da universidade com o Hospital Santo Amaro começou em 1999 “Já tivemos aqui outros alunos de Medicina. O hospital precisou se reestruturar em termos físicos e na questão de recursos humanos para que a gente pudesse proporcionar novamente o internato. Quero parabenizar o Dr. Urbano e a sua equipe por essa alteração na gestão, que possibilitou de quatro anos para cá que a gente pudesse trabalhar para que o Santo Amaro fosse realmente um hospital escola. Recuperamos as residências que haviam sido perdidas e hoje caminhamos a passos bem rápidos para uma grande evolução na área médica no nosso município. Essa parceria entre a Unaerp e o HSA só pode trazer uma melhoria no atendimento e não se limita à Medicina. Temos parcerias também na Enfermagem e Fisioterapia. Hoje o atendimento de fisioterapia na parte neuro da UTI é feito pela universidade e nós temos também toda a nossa equipe de estagiários do curso de enfermagem. Tudo que venha a contribuir para melhorar o atendimento de saúde na nossa cidade pode contar com a universidade”, finaliza.

Oportunidade de aprendizado
Os alunos do Internato Médico estão sob a supervisão dos médicos Heraldo Carlos Borges Inforzato, Luis Henrique Thosi Guerra e Thiago Silva do Carmo. Para o Dr Heraldo, essa é uma grande fonte de aprendizado aos alunos. “Guarujá possui 350 mil habitantes e todos os casos de Urgência e Emergência vêm pro Santo Amaro. Então, eles têm oportunidades de aprendizado muito ricas, com a chance de receber os pacientes e de acompanhar a resolutividade desses diagnósticos.” O futuro médico, Jean, concorda. “É uma oportunidade única que a universidade está nos dando de atuar num campo diferente, num hospital novo, conhecer uma equipe nova e nos prepararmos para exercer a profissão num campo maior”, conclui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>