Novo serviço implantado pela Pró Vida vai diminuir a demanda do Santo Amaro

Administrador PAM (600 x 451)A Unidade de Pronto-Atendimento Doutor Matheus Santamaria (PAM Rodoviária), ganhou, na segunda-feira (17), uma sala de pequenas cirurgias, destinada a procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade. O serviço vai atender pacientes que já estiverem com agendamento prévio ou que tenham passado por triagem pelo médico cirurgião da Unidade de Pronto Atendimento. A inauguração foi feita em conjunto com a Organização Social OS Pró Vida. ‘’Estamos inaugurando um serviço importante, que vai amenizar a atual demanda do Hospital Santo Amaro”, afirmou o prefeito Válter Suman. Nossa reportagem conversou com Denis de Souza Machado, coordenador administrativo da unidade que falou sobre o novo serviço e sobre a parceria da Pró Vida com a prefeitura: “O contrato da Pró Vida com a prefeitura para a gestão do PAM da Rodoviária se iniciou em 2 fevereiro de 2018, em princípio com uma gestão mista no primeiro mês e a partir do dia 23, a Pró Vida assumiu 100% da gestão.” PAM shopping “Encontramos o PAM da Rodoviária como um lugar hostil e muito inseguro durante à noite, a própria população se referia ao equipamento como ‘PAMdemônio’, hoje chamam de ‘PAM shopping’. O fluxo de pacientes era totalmente irregular e o atendimento muito arcaico. O mesmo em questões de produtos, insumos, medicamentos que alguns nem tinham e os equipamentos muito obsoletos ou inexistentes. A gestão da Pró Vida revolucionou o serviço da unidade.” Tempo de espera “Um dos primeiros trabalhos que realizamos foi levantar o tempo de espera dos pacientes dentro do PAM, entender como funcionava o antigo mecanismo. Os pacientes levavam em média quatro a seis horas, entre fazer abertura da ficha, passar no acolhimento, que não era por classificação de risco, entrar no fluxo para depois passar num médico e ai sim tomar medicação, fazer o retorno ou exames. Hoje os paciente não demoram mais de uma hora e meia para fazer todos os processos, claro que existem exames que requerem um pouco mais de tempo, é um número mínimo em comparação com a antiga gestão. Antes o atendimento médio era de 650 pessoas por dia, hoje, em média, recebemos 1000 pessoas em um dia de baixo procura, entre atendimentos pediátricos, clínicos e odontológicos.” Novo serviço “Nós identificamos que existia um desalinho do fluxo gerado pelas próprias Usafas para que pacientes pudessem fazer pequenos procedimentos. O paciente acabava sendo encaminhado para o setor de cirurgia plástica no Hospital Santo Amaro. Com essa nova sala para procedimentos mais simples podemos desafogar essa fila que acaba se formando no hospital.” “Poderão ser feitas cirurgias como unha encravada, biópsia de alguma anomalia encontrada, ainda estamos definindo melhor esses protocolos. O espaço já está pronto, com mobiliário e equipamentos novos, de acordo com toda a nossa gestão de otimização de processos e redução de custos acabamos investindo nessa área.” Expectativa “Nossa primeira preocupação é promover a segurança do paciente, e quando falamos de segurança do paciente, a nossa ideia é que, conforme formos informatizando nossos processos, o acesso a informação vai ser acessível em tempo real e o retorno vai ser cada vez mais rápido e seguro para o paciente, assim reduzimos custos, evitando a perda de informações e a repetição de procedimentos já feitos posteriormente.” Capacitação “Também estamos investindo cada vez mais em recapacitação dos nossos colaboradores, para cada vez mais tornar o atendimento melhor, aumentamos também o número de funcionários para dimensionar melhor a quantidade de colaboradores para cada setor, tornando mais eficiente a experiência do paciente.” “Estamos trabalhando muito forte para mudar não só a referência de serviços aqui do PAM da Rodoviária como da rede de atenção básica e das outras Upas. A ideia e que continuemos engajados, para manter um serviço de qualidade. A população de Guarujá pode confiar na Pró Vida.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

completar *