Números confirmam tendência de polarização entre Haifa e Benzi

pesquisa-intencao-de-votos-600-x-345Candidata do PPS e candidato do PSDB consolidam suas posições e abrem vantagem sobre os outros postulantes à Prefeitura de Guarujá. A disputa pelos votos dos eleitores indecisos será decisiva na reta final da campanha.

A primeira pesquisa eleitoral publicada sobre a sucessão à prefeitura em Guarujá mostra a polarização da disputa nos candidatos Haifa Madi (PPS) e Gilberto Benzi (PSDB). Ambos aparecem bem à frente de seus adversários, consolidando a participação deles num provável segundo turno. A pesquisa é de autoria do Instituto Metrópole Pesquisa e ouviu 500 eleitores nos últimos dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 4,4 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo SP-09427/2016.
Na pergunta estimulada, quando é apresentado um disco de opções aos entrevistados, Haifa figura com 24,2% das intenções de voto, enquanto Benzi é preferido por 15,8% dos eleitores. Na sequência aparece o candidato Valter Suman (PSB), com 9,6%, compondo um segundo bloco que ainda tem a participação do advogado Sidnei Aranha (PC do B), com 5,2%, já no terceiro bloco vêm os candidatos Adilson de Jesus (PMDB), com 3,8%, Val Advogado (SDD), com 3,2%, Angélica Mariano (PTC), com 2,6%, Duíno (PSC), com 2,4%, seguidos pelos candidatos Rogério Lima (PV), com 1%, Prof. Valter Batista (REDE), com 0,2%, mesmo percentual do candidato Jonatas Nunes (PSOL). Votos brancos e nulos totalizaram 24,2% e eleitores indecisos somam 7,6%.

Rejeição
Na questão que avalia o candidato com maior rejeição do eleitor, Haifa também lidera com 20,8% dos entrevistados dizendo que não votariam de forma alguma na candidata. Haifa entrou recentemente na disputa em substituição ao ex-prefeito Farid Madi, impugnado pela justiça. Na sequência aparecem os candidatos Duino (PSC), com 14,8% e Adilson de Jesus (PMDB) com 8,2%. Outros 6,4% citaram Gilberto Benzi, 5,8% rejeitam o Dr. Valter Suman e Val Advogado. Já Sidnei Aranha tem a rejeição de 4,4% dos eleitores, seguido por Angélica Mariano, 3%, Prof. Valter Batista, 1,8%, Jonatas Nunes, 1,2, e Rogério Lima, com 1%. Eleitores que rejeitam todos os candidatos somam 12,6%, já os que não sabem ou não responderam representam 14,2%.

Avaliação da prefeita
A pesquisa também perguntou sobre a forma como a prefeita Antonieta (PMDB) vem administrando o município. Nesse quesito, 80,2% dos entrevistados consideram ruim ou péssima a gestão de Antonieta. Já 12, 6% consideram o governo regular e apenas 5,8% dos entrevistados aprovam a gestão, classificando o governo como bom e ótimo.

Avaliação da prefeita
Na opinião do especialista em marketing político, Alan Kardec Borges, pós-graduado pela USP, os resultados apresentados pela Metrópole Pesquisa demonstram uma tendência de polarização da eleição nos candidatos Haifa Madi e Gilberto Benzi, com uma possibilidade de segundo turno à vista. “Com poucos dias para a eleição, é possível ver que o eleitor vem se definindo pelos nomes de Haifa e Benzi, que abriram certa vantagem sobre seus adversários. Essa diferença tende a aumentar com andamento das campanhas e a definição dos eleitores indecisos. Todos os candidatos vão intensificar suas ações de rua e comunicação, o que pode influenciar também nos eleitores que afirmaram votar branco e nulo, que somam mais de 24%. Essa revolta pela política é uma tendência em todo país e em Guarujá; não é diferente. Mas com o passar dos dias muitos eleitores acabam mudando de ideia e apostando no candidato que mais se identificam”, destaca Borges.

pesquisa-rejeicao-600-x-345

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>