“O DEM vem com vontade, força e motivação para ouvir a população”

DEM_03 (600 x 387)Dentro de uma estratégia nacional de renovação para ampliar seus quadros e a participação política nos cenários municipais, estaduais e federal, o deputado federal Jorge Tadeu Mudalen, presidente estadual do DEM deu posse ao novo diretório da legenda em Guarujá na última terça-feira, 27 de janeiro, que terá como presidente e vice-presidente, respectivamente Renato Maluf e Lincoln Morales.
O evento de posse foi prestigiado por políticos e empresários, destacadamente o prefeito Válter Suman e o deputado estadual Caio França, do PSB e o secretário estadual de Habitação, Rodrigo Garcia.
Em entrevista exclusiva à nossa reportagem, o presidente do Democratas no estado de São Paulo falou sobre sua trajetória política, a reestruturação do partido, sua ligação com a cidade e sobre as expectativas com o novo diretório.
Jorge Tadeu Mudalen está no seu sétimo mandato como deputado federal, foi deputado estadual e vereador na Capital. Como liderança estadual do partido está capitaneando a grande renovação da sigla. Ele explica que o antigo PFL, Partido da Frente Liberal, chegou a ser uma das maiores agremiações do Brasil, depois refundado como Democratas chegou a ter 50 deputados federais aproximadamente e com a fundação do PSD, Partido Social Democrático o numero caiu para 21 parlamentares.
Atualmente conta com 33 deputados federais e a expectativa é que na Convenção Nacional no final de março, início de abril amplie sua bancada para 45, 50 parlamentares. Jorge ressalta que a convenção foi adiada do início de fevereiro para março por conta da votação reforma da Previdência.

O partido
“Nossa meta é fazer o máximo possível de candidatos no Brasil inteiro, hoje nós temos em nossos quadros o prefeito de Capital que tem a melhor avaliação popular, Antônio Carlos Magalhães Neto em Salvador. Vamos disputar com chances reais em São Paulo, Bahia, Rondônia, Amapá, Pernambuco, Goiás e Rio Grande do Sul. A ideia é lançar o maior numero de candidatos a governador e ampliar a bancada parlamentar, para isso estamos renovando todos os diretórios no sentido de dar maior visibilidade à legenda. Hoje temos também o ministro da Educação, Mendonça Filho, que fez a maior reforma do Ensino e tem se postado como um dos melhores ministros do governo Michel Temer, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia que tem a possibilidade de ser lançado como candidato a presidência do país se fizermos uma boa coligação com apoio de outros partidos.”
“Em Guarujá, o projeto não é diferente. Temos um vereador, Ronald Nicolaci, que hoje é titular da pasta de Esportes, por quem temos um apreço especial. Estamos reformulando o partido no Brasil inteiro.”

Guarujá
Moro em Guarulhos, mas tenho sólidos laços afetivos com Guarujá. É a minha segunda casa. Frequento a cidade há mais de 35 anos e o DEM, com essa nova composição pode dar uma contribuição grande ao prefeito. Para nós, não importa quem esteja administrando a cidade, importa que a gente possa estar trazendo emendas e estar fazendo um trabalho social para que o Guarujá volte a ser falado e bem falado em todo Brasil. Todos os municípios brasileiros têm problemas de segurança, de saneamento e de infraestrutura, mas eu acho que esse time de pessoas que conhecem a cidade nós vamos estar trazendo o melhor.”
Perguntado sobre emendas parlamentares para a cidade, o deputado explicou que as emendas serão propostas por intermédio do diretório e que está trabalhando junto a outros parlamentares para fazer uma emenda coletiva, com valor mais substancial para fazer com que o Guarujá receba novos emissários para escoamento de esgotos para manter as praias limpas e trazer mais turistas e, com eles, mais recursos para a cidade.

Diretório municipal
Sobre a composição do diretório, Jorge Tadeu mostrou-se impressionado com a vontade e a garra dos novos membros: “Um pessoal jovem com ideias boas para cidade. Os diretórios tem que ser reoxigenados com gente que queira trabalhar, montar uma chapa boa de vereadores, quem sabe um candidato a prefeito, porque um partido só cresce quando tem candidato próprio, mas também estamos dispostos a ajudar quem esta no poder com criticas construtivas. Trabalhar junto com o prefeito no sentido de construir uma cidade melhor.”

Desafios
Conversamos também com o presidente recém empossado, Renato Maluf, e com seu vice-presidente, Lincoln Morales:

Renato Maluf, 46 nos, ex-PP, Partido Progressista, é representante comercial e viu no convite do deputado a oportunidade de inovar com uma nova sigla e tornar o DEM mais representativo no Guarujá. “O desafio é construir e fortalecer uma base partidária bem sólida. Vamos ter legenda disponível para a Câmara Federal e para a Assembleia. Vamos buscar um nome novo que agregue no contexto político da próxima eleição. Formadores de opinião, pessoas com expressão tanto do Centro da cidade como nas comunidades. Nosso objetivo é agregar e trazer mais pessoas na nossa bandeira. Pessoas com capacidade e potencial de trazer benfeitorias para a cidade a gente não vai dispensar.
Eu, pessoalmente tenho um objeto de desenvolver um trabalho para tirar as pessoas das habitações subnormais, uma parcela considerável de habitantes ainda mora em palafitas e, nesse sentido, poderemos contar contar com o secretário Rodrigo Garcia, além apresentar aos nossos parlamentares emendas para a Saúde e Educação.”
Em relação à atual administração municipal, ele destaca que é morador de Guarujá, acompanha o esforço e a luta diária do prefeito e sua equipe com objetivo de melhorar a cidade. “Na zeladoria a mudança foi notória, vamos somar em beneficio da cidade, debater propostas e discutir as melhores saídas para a cidade recuperar a sua autoestima”, conclui.
Lincoln Morales, 58 anos é figura bastante conhecida na cidade por apresentar o Programa Top, em emissora de TV local e explica que para ele, apesar da política não ser novidade, nunca foi dirigente de diretório de um partido atuante. Lincoln foi coordenador de campanhas políticas e assessor parlamentar.
“Tenho muitos amigos na cidade e quero que a minha participação seja resposta a esses amigos que reclamam tanto da política. O Brasil, de modo geral, está sofrendo muito com os políticos e com a política, da maneira que está sendo feita, então eu acho que posso dar a minha contribuição para melhorar esse quadro, notadamente em Guarujá.”
Ele também destaca ser importante a participação de pessoas novas com ideias novas. “Essa reciclagem é interessante, o povo quer novidades, está cansado do que vem acontecendo e é aí que penso que podemos fazer a diferença. Fazer as pessoas se aproximarem mais dessas novidades, participar de reuniões. O partido vem com vontade, vem com força e motivação para ouvir todas as camadas da população .”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>