Pesquisa do IPAT confirma vantagem de Haifa sobre Suman

pesquisa-523-x-600Pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas A Tribuna (IPAT) confirma as projeções que indicam a vantagem da candidata Haifa Madi (PPS) sobre seu adversário, o candidato Válter Suman (PSB). Conforme o levantamento publicado na sexta-feira (28), Haifa tem 41,6% das intenções de voto no segundo turno das eleições de Guarujá e está 6,1% pontos percentuais à frente de Suman que tem 35,5% da preferência dos eleitores. O IPAT ouviu 800 entrevistados na última quarta-feira (26) e a pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral sob nº 05495/2016. O levantamento considera uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais  para mais ou para menos. 

Votos válidos
Excluíndo-se os votos brancos e nulos e eleitores indecisos, Haifa tem 54% das intenções de votos e Suman, 46%. Ambos os candidatos apresentaram crescimento se comparados os números ao resultado da eleição no primeiro turno, quando a candidata do PPS teve 43,17% dos votos válidos e o candidato pessebista, 23,70%.

Menos indecisos
A pesquisa também ressalta que o numero de entrevistados indecisos ou que vão anular o voto caiu 20 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior do mesmo instituto. Pouco mais de 22% dos eleitores responderam que estão indecisos ou não vão votar em nenhum dos candidatos.
Para maioria, Haifa ganha
Um dado curioso da pesquisa é que, independentemente do candidato que vai votar, 64,5% dos entrevistados acreditam que Haifa Madi será a próxima prefeita de Guarujá, enquanto apenas 22,5% acreditam na vitória de Suman. Neste cenário, 13% dos eleitores pesquisados se mostraram indecisos.

Favoritismo
Para o cientista político Alcindo Gonçalves, analista do IPAT, o favoritismo de Haifa é indiscutível e a prova disso é o resultado do primeiro turno “O maior desafio do candidato do PSB será tirar os votos dela, já que pouco mais de 80 % dos entrevistados afirmaram que não vão mudar o seu voto e apenas 11,3% consideram mudar de opção. Outros 7,8% estão indecisos quanto essa possibilidade”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>