Pinga fogo 515

Firme e forte
Quem apostou que o Claudio Paes Rodrigues, secretário adjunto de Infraestrutura e Obras, ia ser o primeiro a cair no governo Suman, perdeu. Vamos entrar no quinto mês da atual administração e Claudinho continua firme e forte.

Azarões
Em compensação, nomes que ninguém imaginava que teriam vida curta na administração, dançaram. O jornalista Valdir Dias e o diretor de Pesca, Luiz Augusto, nem esquentaram a cadeira, mas a surpresa mesmo foi a exoneração, na última semana, do todo poderoso, André Guerato que respondia pela secretaria de Coordenação Governamental.

Palpites
Especula-se que Guerato teria caído por manobras de outros secretários descontentes com a sua prepotência. Alguns falam de um telefonema da ex-prefeita Antonieta a Suman pedindo a cabeça do seu ex-secretário e outros afirmam que foi por privilegiar as empresas da família Khalil. Mas tem gente que jura que foi por questão de “bitributação”.

Cover
Com a saída de Guerato, responde pela pasta o secretário adjunto, Carlos Sthephan, o bailarino vicentino e doublé do cantor inglês Freddie Mercury. Se for para “dançar”, esse já está acostumado.

Me inclua fora dessa!
Fontes seguras do quinto andar dão conta que dois secretários teriam sidos convidados para assumir a vaga de Guerato, mas não teriam aceitado. As mesmas fontes dão como bastante provável a indicação da vereadora Andressa Sales para ocupar o cargo. A bancada da situação apoiaria a escolha.

Fora do ninho
Em relação à exoneração de Luiz Augusto, o que se comenta é que ele, petista de coração, teria recusado filiar-se no PSDB. “Se não é tucano com ficha abonada, está fora!”, teria exigido um cacique do partido”.

Caio ou não caio?
Comenta-se também que outro assessor próximo de Suman, Fabrício Henrique, chefe de gabinete, já estaria com a sua portaria de exoneração pronta para ser publicada. Quem intercedeu foi o deputado estadual Caio França. Nossa Senhora da Ponte Pensil tem poder.

Cadê o kit?
Recebemos denuncias de mães de alunos da rede municipal que algumas escolas não teriam recebido ainda os kits de material escolar. Como o secretário da Educação e vice-prefeito Renato Pitropaolo não quer dar entrevista a este jornal, vamos investigar a reclamação.

Rumo ao tri
A ex-prefeita Maria Antonieta de Brito já já vai poder pedir música no Fantástico. Suas contas de 2011, a exemplo da de 2010, também foi rejeitada pela Câmara na sessão da última terça-feira por 13 votos a dois.

Rumo ao tri II
Votaram pela aprovação das contas os vereadores do PMDB, Tody e Joel Agostinho, sob pena de expulsão do partido, caso rejeitassem. A líder do PSB, vereadora Andressa Sales, não compareceu por estar acompanhando seu pai hospitalizado.

Vale lembrar
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de 2016, compete às câmaras de vereadores, por maioria de dois terços dos votos, o julgamento definitivo das contas públicas dos prefeitos, limitando-se à assessoria técnica a função dos conselhos ou tribunais de contas respectivos.

Sujou!
Agora, a Câmara expedirá o decreto legislativo de reprovação de contas, que será encaminhado para o TCE-SP e, posteriormente, para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Com isso, os prefeitos com contas rejeitadas tornam-se inelegíveis  com base na Lei da Ficha Limpa.

Não decolou
Depois das denúncias do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Claudio Fernando de Aguiar, sobre as irregularidades que iriam beneficiar a Terracom, empresa que fazia parte do consórcio habilitado para a construção do aeroporto, o prefeito Válter Sumam decidiu voltar atrás. A licitação da obra vai começar do zero.

E agora doutor?
Durante a campanha e, mesmo depois de eleito, o prefeito Válter Suman fez questão de afirmar que a sua prioridade seria a Saúde, que o PAM da Rodoviária seria a “extensão do seu gabinete” e que se fosse preciso, daria plantão na unidade.

E agora doutor? II
Agora a população está cobrando. A unidade de pronto atendimento mais importante da cidade continua acolhendo e atendendo mal os usuários, quando atende. Faltam médicos, falta limpeza, faltam medicamentos e até papel higiênico. Não mudou nada, parece continuação do mandato anterior.

Perguntar não ofende
Será que alguém pode citar uma única realização da secretaria de Turismo nesses quatro meses da administração Suman? O que se comenta é que a secretária Thaís Margarido devia voltar para a TV Record, pelo menos lá a gente via que ela estava trabalhando.

WhatsApp Image 2017-04-28 at 23.45.16 (527 x 600)Falecimento

A cidade, destacadamente Vicente de Carvalho, perdeu uma de suas figuras mais ilustres, o advogado e comerciante Dr. Francisco Martins, o Chico Martins, como era conhecido, faleceu na última terça-feira (25). O corpo foi velado na sede do Lions Clube de onde seguiu para sepultamento no cemitério de Vicente de Carvalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>