Pinga fogo 518

Muda
Mais uma mudança no primeiro escalão da prefeitura com reflexo na composição da Câmara. O vereador Toninho Salgado (PSD), que ocupava a Secretaria de Esporte e Lazer, retorna ao parlamento municipal.

Não muda
Com a volta de Salgado, o vereador Mário Lúcio (PR) perderia a cadeira que ocupa, mas fontes bem informadas confirmam que o ex-presidente da Casa, vereador Ronald Nicolaci (DEM), deve mesmo assumir a pasta do Esporte e assim, Mário Lúcio continua no legislativo municipal.

Bons tempos
O PDT já foi um partido forte na política local. Elegeu Farid prefeito, Haifa Madi, deputada estadual e vereadores. Resgatar esse protagonismo é a meta do novo presidente do diretório da legenda em Guarujá, José Rubens Domingues, que promete em 2018 lançar um nome da cidade para deputado estadual junto com Luiz Antonio Medeiros para deputado federal e na eleição municipal lançar chapa completa para prefeito e vereadores.

Carne fraca
O ex-vereador Givaldo do Açougue perdeu a presidência do PSD local. Os ventos que antes sopravam de Itu para o Guarujá, estariam soprando agora na direção de Riberão Preto. A gente não sabe quem é a nova presidente, mas sabemos que é amiguinha da Priscilla Bonini.

Descarrego
Com a saída de André Guerato da secretaria de Governo, nota-se que o clima ficou mais leve na prefeitura. Parte por conta do comportamento do atual titular da pasta, Gilberto Venâncio, parte por conta dos defumadores e incensos que os servidores acendiam pelos corredores para afastar os maus espíritos.

Falando em Gilberto…
O outro Gilberto, o Benzi está seriamente preocupado em não ser o candidato ungido pelo prefeito nas próximas eleições. O atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário disputa a vaga com Andressa Sales, Nego Valter e Renato do Gama, todos do PSB.

Carroça na frente dos bois
Invertendo a ordem natural das coisas, depois de ouvir a defesa de Gilberto Benzi sobre as possíveis irregularidades na licitação do aeroporto, a Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara marcou para a próxima quarta-feira (24) o depoimento do ex-secretário Cláudio Fernando de Aguiar que fez as acusações.

Demorou…
Mas o vice-prefeito e secretário da Educação, Renato Pietropaolo, conversou com a nossa reportagem e justificou o atraso na entrega dos kits de material escolar e dos uniformes pelo atraso com os fornecedores deixado pela administração passada. Renato afirmou que só na sua secretaria a dívida era de R$ 18 milhões.

Escolas sucateadas
Também, conforme o secretário, as escolas municipais estavam em situação precária, com problemas hidráulicos e elétricos, telhas furadas, sem ar-condicionado e até faltando carteiras para os alunos, que tiveram que ser emprestadas por escolas do Estado. Cenário bem diferente daquele mostrado por Antonieta em sua propaganda.

Sem pressão
Renato também confirmou que vai realizar concurso para diretores de escolas e, possivelmente, para orientadores, até o final deste ano. Uma antiga reivindicação dos professores que acaba com as indicações políticas para os cargos.

Falando em concurso…
Os vereadores aprovaram por unanimidade na última terça-feira (16), em segundo turno, o Projeto de Lei 049/2017, que prevê a realização de concurso público para o preenchimento de 15 cargos nos quadros do legislativo. A previsão é que o processo seletivo seja totalmente concluído no primeiro semestre de 2018. O último concurso realizado pela Câmara ocorreu em 1998.

Transparência
Na mesma sessão, a Câmara de Guarujá aprovou na última sessão (16), em primeira discussão, por unanimidade, o fim do voto secreto em todas as deliberações em no plenário da Casa, sem exceções.

Promessa
No seu mandato anterior, o vereador Edilson Dias (PT) tentou aprovar o projeto, mas não obteve êxito e prometeu que iria colocá-lo em votação nessa legislatura, após ter assumido a presidência, e cumpriu a promessa.

Chamem socorro!
Não precisou. A vantagem de ter um prefeito médico é essa. Durante a entrega das reformas do Centro Esportivo de Santa Cruz dos Navegantes, um dos moradores do bairro passou mal e, de pronto, Válter Suman desceu do palanque para atender o munícipe.

Continua a mesma
Não bastassem os péssimos serviços prestados pela Translitoral, os usuários do transporte coletivo em Guarujá corre sério risco de vida. Nove pessoas ficaram feridas depois que o ônibus prefixo 150015 colidiu com um poste na Enseada. O veículo subiu na calçada e, em seguida, bateu em um poste, que ficou com a estrutura danificada. As vítimas foram socorridas pelo Samu e levadas para unidades de pronto atendimento da cidade.

Continua a mesma II
Como sempre, a empresa informou que está apurando as causas do ocorrido. Nem precisa, todo mundo sabe do estado em que estão os veículos, velhos e sem manutenção.

Sustentabilidade da barraca
Recebemos a denúncia de uma senhora que mora na rua lateral da Igreja Matriz que uma das barracas da quermesse estava amarrada em uma árvore em frente à sua casa. Estivemos no local e constatamos o fato. Em contato com o secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, fomos informados que a irregularidade já havia sido resolvida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>