Pinga fogo 534

Finalmente
Com 16 emendas e seis subemendas, o plenário da Câmara aprovou na terça-feira (5), em segunda discussão e votação, o Projeto de Lei Complementar de autoria do Executivo, que “institui a Lei de Mobilidade Urbana de Guarujá”.

Finalmente II
A matéria segue agora para análise do prefeito Válter Suman (PSB), que pode sancioná-la na íntegra, junto às emendas acrescidas, ou parcialmente. Neste último caso, os eventuais vetos seriam submetidos novamente à análise do Legislativo, que poderia acatá-los, ou não.

Tchau Translitoral!
O secretário de Defesa e Convivência Social, Luiz Cláudio Venâncio, afirmou que depois que o Plano de Mobilidade entrar em vigor, será lançado edital de licitação para contratar uma nova empresa que explore o serviço na Cidade. Ar-condicionado em todos os veículos, wi-fi e carros adaptados serão algumas das exigências.

Seletivo
Venâncio também falou da intenção em criar linhas turísticas e adotar o serviço de seletivo, a exemplo do que existe em Santos, que tem ônibus com poltronas reclináveis em que os passageiros pagam um pouco mais pela tarifa.

Pegadinha
Questionado pela nossa reportagem sobre as obras paralisadas dos quiosques da Enseada, o secretário de Infraestrtura e Obras, Dirceu Marçal foi direto ao afirmar que jamais aconselharia o prefeito a assinar um contrato como o que foi feito pela administração anterior.

Pegadinha II
“Aquilo é uma pegadinha! Não ficou bom, nem vai ficar. Eu sou arquiteto e gosto das coisas que são práticas e tenham um visual bonito”, disse Marçal.

Desfalque
Na mesma matéria ele também justificou a contratação de uma empresa para o gerenciamento das obras da prefeitura. “Guarujá vai entrar em uma fase de muitas obras na cidade, a Adin que foi promovida pelo Ministério Público no ano passado, no final do governo anterior, desfalcou o corpo técnico das secretarias.”

Desfalque II
“A secretaria de Obras, só tem seis engenheiros e alguns deles em fase de aposentadoria e o mesmo número de topógrafos e auxiliares que estão parados por falta de equipamentos, os disponíveis estão velhos ou fora de uso.”

Investigação
O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) será um dos 68 integrantes da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito instalada no Congresso com o objetivo de investigar os empréstimos concedidos pelo BNDES frigorífico JBS.

Investigação II
Apesar de estar em seu primeiro mandato, Squassoni não é marinheiro de primeira viagem nesse tipo de comissão. Em 2015 ele integrou as CPIs da Petrobras e do BNDES.

Melhor secretária de Turismo
Observando do Posto Ipiranga o intenso movimento de veículos que chegava à cidade para o feriadão, um observador atento comentou que a melhor secretária de Turismo que a cidade já teve foi a Maju, do Jornal Nacional. “Quando ela fala que vai fazer tempo bom, Guarujá enche.”

Lata velha X Cata lata
Falando em Turismo, faz tempo que Guarujá não dá sorte com os secretários que ocuparam a pasta. O anterior, José Carlos Rodrigues, só sabia fazer exposição de carros velhos e a atual, Thais Margarido, em vez de trazer shows e eventos para movimentar a cidade, está preocupada em arranjar voluntários para catar latinhas na praia.

Perseguição
Depois ela reclama que tem gente que diz que ela devia voltar para a TV Record porque lá, pelo menos, ela tinha programa para apresentar. Gente maldosa!

Baile da Primavera
Por outro lado, a primeira dama está se destacando na realização de eventos beneficentes. O Fundo Social de Solidariedade promove no próximo dia 29, a partir das 21 horas, o Baile da Primavera. O evento será realizado na Socia e a renda será revertida para Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Guarujá.

Esvaziada
Assuntos que eram pertinentes à pasta de Desenvolvimento Econômico e Portuário como o aeroporto, porto e retroporto, passam para a esfera da Secretaria de Coordenação Governamental. O decreto foi publicado no Diário Oficial do dia1º de setembro.

Palpite
Observadores da cena política já comentam que com Gilberto Benzi desacreditado por conta da concorrência fracassada do aeroporto, um nome que está despontando na administração é o do secretário de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, que, conforme os mesmos analistas, pode ter o apoio de Suman nas próximas eleições. É aguardar o ano que vem para conferir.

No pódium
Outro secretário que vem se destacando na sua pasta é Ronald Nicolaci, na Secretaria de Esportes. Todas as equipes que representaram a cidade em eventos esportivos, e jogos regionais trouxeram medalhas para casa. Fazia tempo que a gente não via isso.

Aprovação em alta
Também fazia tempo que a gente não via um prefeito da cidade ter a coragem de desfilar na avenida num sete de setembro e ser aplaudido pelos público. Quem duvidava da pesquisa que deu ao governo do prefeito Válter Suman, 65% de aprovação calou a boca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>