Pinga fogo 538

Rombo na Previdência
Em matéria exclusiva, conversamos esta semana com o secretário geral do SindServ Guarujá, Edler Antonio da Silva, e com a diretora presidente da Guarujá Previdência, Célia Rodrigues Ribeiro, para tentar entender o que de fato está acontecendo nas contas da autarquia.

Rombo na Previdência II
Para Edler, A Previdência tem um déficit atuarial de R$ 79 milhões e se a Prefeitura não contribuir numa proporção maior do que a que ela contribui hoje, vai gerar uma defasagem no plano de benefícios que, no futuro, só tende a crescer.

Rombo na Previdência III
Para Célia, a situação da autarquia é bastante confortável e os segurados não precisam se preocupar com a gestão e cita um valor do déficit diferente do sindicalista, R$ 88 milhões, “mas isso é questão de cálculo numérico. O que está acontecendo é o uso político de informações técnicas”.

Falta d’água
Embora a Sabesp fale em “queixas pontuais” de falta d’água, são muitas as reclamações na Ouvidoria da Prefeitura e nas redes sociais. Moradores, principalmente de Vicente de Carvalho, relatam que estão sem água nos bairros há mais de duas semanas.

Pressão?
Embora se justifique o pedido da empresa para a população e turistas economizarem água em tempo de poucas chuvas, há quem ache que é retaliação, visto que a Sabesp recentemente informou os acionistas que não teria mais interesse de prestar serviços na cidade se a prefeitura não celebrasse contrato com a empresa.

Descaso
O descaso da Sabesp, empresa que tem participação majoritária do governo do Estado, é só mais uma constatação da absoluta falta de interesse do PSDB com o Guarujá. A Dersa também presta péssimos serviços nas travessias de barcas e balsas. Importantes equipamentos de Segurança, como a Cavalaria e o BAEP foram transferidos para outras cidades da Baixada, As verbas para a saúde têm que ser mendigadas e recentemente foi anunciado o fechamento de duas escolas estaduais.

Ninho dividido
Falando em PSDB, o partido elegeu o seu novo diretório municipal no último domingo (08). A chapa 1, liderada por Daniel Cortes, ligado ao vereador Raphael Vitiello, saiu vitoriosa com expressiva vantagem sobre a chapa concorrente ligada ao grupo de Bruno Covas. Guarujá foi a única cidade da Baixada Santista onde a eleição interna não se deu de forma consensual.

Ninho dividido II
Mas se engana quem acha que dentro do tucanato guarujaense as coisas estão calmas. “O Benzi está dizendo que saiu vitorioso, mas o diretório é nosso. Todo mundo sabe que ele vai sair do partido para disputar as eleições no ano que vem”, teria afirmado a amigos o vereador Peitola.

PRB unido
Ao contrário dos tucanos, a eleição do diretório local do PRB aconteceu também no fim de semana passado sem disputas internas. Como esta coluna adiantou, o vereador Sérgio Santa Cruz substitui o deputado federal Marcelo Squassoni na presidência da legenda em Guarujá com as bênçãos do Bispo Mauro.

Operação Padroeira
Apesar da ação dos guardas municipais, policiais militares e da fiscalização da prefeitura estar se empenhando para coibir os abusos durante o feriado prolongado, ainda são muitas as reclamações sobre tendas e animais na areia das praias. Para a temporada de verão, vai ser preciso reforço no efetivo.

Falando em reforço do efetivo…
Mais uma vez o trânsito foi ponto negativo. É compreensível que a frota de veículos chega a triplicar nos feriados prolongados, mas não se justifica que a prefeitura tenha apenas nove agentes de trânsito, divididos em dois turnos, exercendo de fato a função.

Quem está dentro não sai
A ordem expressa é do prefeito Válter Suman: Nenhum secretário sai da cidade até depois do Carnaval. A decisão é acertada, já que o que se via em outras administrações era o poder público acéfalo nos momentos mais críticos da temporada de verão, quando os serviços tendem a entrar em colapso.

Perguntar não ofende
Por que será que o convênio com o Convention & Visitors Bureau ainda não foi renovado pela atual administração? Com a palavra a secretária de Turismo e a Controladoria Geral do Município. Estamos averiguando.

Perguntar não ofende II
Se a usina de asfalto do município já está em condições de operar, por que a Terracom continua prestando serviços de tapa-buracos?

Perguntar não ofende III
O que aconteceu com vereador José Teles Junior (PPS) que vinha falando grosso contra a administração na Câmara Municipal e agora está quietinho. Há pelo menos duas sessões, Teles não apresenta nenhuma denúncia. Será que deixaram ele sem munição?

Lacrou!
A vereadora Andressa Salles (PSB) sempre chamou a atenção nas redes sociais pela sua maneira própria de se expressar, mas no último vídeo que postou, e depois apagou, a líder do prefeito se superou. Parada por uma blitz policial, Andressa tentava justificar aos policiais que a abordaram que não estava “alcolatrada”. O vídeo bombou no facebook e nos grupos whatsapp.

Armênio_Squassoni (600 x 559)Morreu nesta sexta-feira (13), aos 73 anos, o empresário Armênio Mendes. Ele enfrentava um câncer há dois anos e estava internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde faleceu por volta das 11 horas.
Um dos empresários mais conhecidos da região, português de nascimento, quando chegou ao Brasil, foi morar em Vicente de Carvalho onde montou uma loja de consertos de bicicletas, a primeira da região.
O primeiro prédio do Grupo Mendes foi construído em Guarujá e tinha três andares.
Em 2014, o então vereador Marcelo Squassoni, homenageou o empresário com o Titulo de Cidadão do Guarujá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>