Pinga fogo 542

Dinastia
A família Khalil tem uma longa história de relacionamento com o poder público em Guarujá. Começou no governo Ruy Gonzalez, continuou na gestão de Maurici Mariano, por conta da grande amizade do vice-prefeito Maneco Ramos com o patriarca Ali, seguiu firme e forte na administração Farid Madi e chegou ao ápice na gestão da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito que nomeou Fátima Khalil para chefe de Gabinete.

Dinastia II
Por mais de 30 anos, a família alugou imóveis para a prefeitura além de abocanhar generosa fatia do fornecimento dos mais variados produtos e serviços prestados à municipalidade, mas agora com a política de transparência da atual administração, vem perdendo terreno e ao que tudo indica, não estaria satisfeita com essa nova postura.

Dinastia III
O que se comenta, é que o escritório de advocacia de Fátima Khalil e do também ex-secretário de Antonieta, André Guerato, estaria impugnando quase todas as licitações do governo Válter Suman, inviabilizando compras e a contratação de serviços essenciais para o atendimento da população.

Na calada da noite
Os comentários nos bastidores políticos é que Guerato, até pouco tempo, aliado de Suman e, ao que se fala, convidado para sair por motivos não muito republicanos, estaria fazendo reuniões e se articulando com o ex-prefeito Farid Madi, com o objetivo de desgastar a atual administração.

Aumentando a fervura
Tudo indica que o prefeito Válter Suman vai vetar mesmo os projetos de lei que alteram o Plano Diretor apresentadas pela sua líder, vereadora Andressa Salles tirando o poder deliberativo dos conselhos e do vereador José Nilton Doidão aumentando a altura e reduzindo os recuos de edificações em bairros de alta densidade demográfica.

Aumentando a fervura II
Vale lembrar que as alterações no Plano Diretor foram criticadas por alguns secretários por desrespeitar o Estatuto da Cidade, dispositivo constitucional que dá ao Executivo a prerrogativa de modificar o plano, após avaliação dos conselhos municipais de Desenvolvimento Urbano e Habitacional e de Meio Ambiente e a realização de audiências públicas.

Estopim
As críticas dos secretários não foram bem recebidas pelos vereadores, que na última sessão de outubro, partiram para o ataque à administração. Mesmo procurando poupar o prefeito, a crise entre o legislativo e o executivo ainda está longe de terminar, com graves prejuízos à governabilidade.

Estranho no Ninho?
Guarujá foi a única cidade da Baixada Santista em que houve disputa pelo diretório municipal do PSDB. Daniel Cortez ganhou por boa margem de votos, mas ainda não se pode afirmar que seja de fato e de direito o presidente dos tucanos na cidade.

Estranho no Ninho? II
Seu adversário na disputa interna, Sandro Mastterali, denunciou possíveis irregularidades na chapa vencedora. Um dos seus componentes não seria filiado ao partido. O caso foi levado à executiva estadual do PSDB que teve que interceder.

Medicina
A Unoeste tem planos para iniciar suas atividades no próximo ano. O vestibular para selecionar os 60 alunos para o curso de Medicina deve ocorrer em até quatro meses. A informação foi confirmada pelo prefeito Válter Suman e também pela instituição de Ensino Superior.

Medicina II
Durante os primeiros anos, a faculdade vai ter suas atividades dentro do Hospital Santo Amaro, que passa por reforma para abrigar a instituição de ensino. Após esse prazo, a formação vai para a sede própria da instituição, num terreno de quase 20 mil metros quadrados, na Praia da Enseada. O projeto está em fase final de elaboração.

Medicina III
Questionada sobre a autorização do Ministério da Educação, a Unoeste, em nota, informa aguardar a visita ainda nesse mês do MEC para autorização do curso e de credenciamento do campus fora de sede.
Translitoral
Às vésperas da nova licitação para a concessão do transporte urbano no município, a Translitoral, que há mais de 40 anos presta péssimos serviços à população, foi intimada pela prefeitura a reinstalar abrigos (pontos de ônibus) em vários locais do município.

Translitoral II
Atendendo a diversas reclamações por parte dos usuários do transporte coletivo, recebidas também por este jornal, a diretoria de Trânsito e Transporte, intensificou a fiscalização e após a constatação das denúncias, a empresa foi notificada.

Novo Forum
Uma comitiva formada pelo deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), o prefeito de Guarujá, Valter Suman e juízes da Cidade, foi recebida na segunda-feira (6) pelo presidente do  Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ/SP), desembargador Paulo Dimas Mascaretti. As autoridades reivindicaram melhorias na estrutura do Judiciário no Município, como a construção de um novo prédio para o Fórum, a permanência de dois juízes que hoje são substitutos, além de mais escreventes e assistentes.
 
Novo Forum II
O presidente do TJ salientou as dificuldades orçamentárias do órgão, mas se comprometeu a analisar o pleito dos guarujaenses. “A estrutura da Cidade está bastante defasada e deficiente”, destacou Squassoni, lembrando que, por falta de espaço físico, o Fórum da Cidade funciona em dois prédios diferentes, um no bairro da Enseada, outro no bairro das Pitangueiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>