Pinga fogo 550

Festa do Padroeiro
Praticamente esquecida pela administração da ex-prefeita Maria Antonieta de Brito, como todos os outros grandes eventos do nosso calendário, as homenagens a Santo Amaro voltam a acontecer com inaugurações e eventos esportivos, culturais e religiosos.

Festa do Padroeiro II
Resgatar esses eventos tem sido a marca da atual administração, a volta do Baile de Gala da Cidade, os festejos juninos, os desfiles cívicos militares e a tradicional queima de fogos marcaram o primeiro ano de mandato do prefeito Válter Suman.

Festa do Padroeiro III
Se depender do padre André Torres da paróquia de Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, no próximo ano, as comemorações serão maiores ainda. Para este ano, além da tradicional missa campal e da procissão, em um palco armado na praça da Matriz a banda católica Anjos de Resgate estará se apresentando na noite de segunda-feira, encerrando as festividades.

Simpatia
Falando no padre André, queremos registrar e agradecer o acolhimento e a atenção que dispensou à nossa reportagem durante a entrevista exclusiva que concedeu para o nosso Caderno Especial. Apesar de estar há apenas dois anos como pároco em Guarujá, é possível perceber o seu comprometimento e carinho com a comunidade católica da cidade.

Presente
O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB), não só confirmou sua presença, como ressaltou que faz questão de participar das festividades em comemoração ao Dia do Padroeiro, ao lado do prefeito Válter Suman, apesar da agenda apertada. Após os principais eventos, o deputado retorna à Brasília.

Santos
Se depender do empenho de Santo Amaro para Guarujá voltar a crescer e de São Pedro para garantir o sol na temporada, a gente está bem. Só falta mesmo é São Paulo resolver dar uma ajudazinha com a Sabesp e a Dersa.

São Nunca
Falando em Dersa e Sabesp, se depender dos péssimos serviços dessas concessionárias fica cada dia mais complicada a situação dos candidatos tucanos na cidade. Geraldo Alckmin não teria hoje a votação de quatro anos atrás. Candidatos a deputado estadual e federal do PSDB então, nem pensar, e não adianta mais prometer ponte, nem túnel.

Santa Cruz
O vereador Sérgio Santa Cruz (PRB) tem um motivo especial para festejar a data do padroeiro. Pouca gente sabe, mas a primeira capela construída na cidade em louvor a Santo Amaro foi em Santa Cruz dos Navegantes em 1545, dois anos após o batismo da ilha, quando o comerciante português José Adorno mandou construir uma capela para o santo. Hoje não há qualquer vestígio desse templo.

Boas notícias
Em meio as festividades de Santo Amaro, uma excelente notícia vem do presidente da mantenedora do hospital que também leva o nome do santo. Urbano Bahamonde Manso informou a este jornal, em primeira mão, o projeto de ampliação da área física da instituição para aumentar o número de leitos de UTI para o atendimento de pacientes pelo SUS.

Boas notícias II
“Como todos sabem, a cidade é carente de leitos de UTI e diariamente a gente recebe pedidos desesperados das pessoas. Com apoio da Câmara de Vereadores e do Executivo Municipal vamos aumentar em dez leitos a nossa UTI e mais 30 leitos de internação”, anunciou Urbano.

Melhor que a encomenda
Outra notícia boa é que Guarujá fechou 2017 arrecadando mais de R$ 20,93 milhões com o Programa de Recuperação Fiscal (Refis), que entrou em vigor, no Município, em 11 de agosto do ano passado. O valor é correspondente a quase 70% dos R$ 31,36 milhões esperados pelos cofres públicos. O prazo de adesão ao Refis foi prorrogado para 31 de março deste ano.

No lugar certo
O prefeito Válter Suman foi pessoalmente ao Centro de Zoonoses do Município dar as boas vindas à médica veterinária Dra. Juliana Martins Ferreira, que assume relevante cargo no canil municipal. Juliana é reconhecidamente comprometida com a causa do bem estar animal e têm transito livre nas entidades protetoras.

Veto
Se depender do prefeito, a implantação do projeto Escola Sem Partido no município, apresentado pela sua líder, vereadora Andressa Salles, e aprovado pela Câmara está definitivamente sepultado. O polêmico projeto considerado inconstitucional por diversas entidades e mesmo órgãos governamentais, foi engavetado no Senado Federal e nem chegou a ser votado.
Veto II
A expectativa agora é que os vereadores mantenham o veto do prefeito. O vereador Edilson Dias, que não votou pela aprovação do projeto, por ser presidente da Casa, já se manifestou contrário a iniciativa da vereadora Andressa.

Milagre dos peixes
O pessoal do posto Ipiranga não perdoa. O que eles comentam é que depois que Benzi indicou Adilson de Jesus, o caminhão do pescado a preços populares sumiu dos bairros. Se é Jesus, tinha é que multiplicar os peixes, não sumir com eles!

Tá feio
A grande maioria da população apoiou a retirada dos quiosques da areia da Praia da Enseada e a construção dos novos equipamentos padronizados no calçadão, mas por desleixo dos próprios comerciantes, os quiosques mais parecem depósitos de caixas de bebidas, mesas, cadeiras e guarda-sóis, comprometendo a limpeza do local e a beleza da praia. Cabe a prefeitura, através da fiscalização competente, regulamentar e punir os comerciantes que estão fazendo isso.

Febre amarela
No fechamento desta edição, em sua página no facebook, o prefeito informou que Guarujá não é área endêmica para a doença e que não há motivos para alarme. Explicou também que as doses fracionadas são indicadas para eventos regionais, tais como: surtos, endemias e epidemias. Quem vai sair do país, deve procurar uma das quatro Unidades de Saúde para tomar a dose padrão do imunizante e receber a certificação que é obrigatória para a entrada nos países que pedem a vacina.

Febre amarela II
Do dia 03 ao dia 24 de Fevereiro (incluindo os Dias D) a imunização estará disponível para toda a população em todas as Unidades Básicas e de Saúde da Família.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>