Pinga fogo 583

Terminou mal
Como era de se esperar de uma empresa que nunca respeitou seus pasageiros, a Translitoral encerrou com “chave de ouro” suas atividades na cidade. Usuários do transporte público municipal de Guarujá enfrentaram transtornos pela manhã e na tarde de quinta-feira (31), último dia de operações da concessionária.

Terminou mal II
Quem precisou se locomover de ônibus enfrentou entre 40 minutos e duas horas de espera nos pontos e no Terminal do Ferry Boat. Até a Polícia Militar precisou ser chamada. Coisa feia!

Saudade?
A Translitoral publicou uma nota de despedida em seu site, ressaltando os 40 anos de serviços prestados no transporte público de Guarujá. Destacamos um trecho: “Passou… Nem tudo é passageiro, tinha também o motorista e o trocador, mas no final ficou só o motorista e, para muitos de nós, muita saudade…”. Para os usuários, não vai ficar saudade não.

Começou bem
Por outro lado, os mais de 80 mil passageiros que utilizam o transporte coletivo em Guarujá serão beneficiados com o novo sistema de transporte que começou a operar a partir desta sexta-feira (1). A empresa City Transporte Intermodal, que assumiu a concessão pelos próximos 15 anos, vai realizar diversas melhorias e investimentos no sistema viário.

Começou bem II
A expectativa é de que Guarujá passe a ser uma referência em tecnologia viária e integração modal. O investimento estimado é de, aproximadamente, R$ 197 milhões em obras de infraestrutura, manutenção de terminais, abrigos e frota.

Itinerários
Sobre algumas reclamações pontuais sobre itinerários e extinção de linhas postadas nas redes sociais, o diretor da City, Marcelo Pepe, declarou a esta coluna que durante a fase de transição, vai ouvir a população e conforme a viabilidade, atender as necessidades dos usuários.

Piloto
A despeito de recomendações do Ministério Público, o contrato com a Translitoral vinha sendo “empurrado com a barriga” por sucessivas administrações e parte do mérito pela troca da empresa pela City Transportes deve ser creditada ao secretário de Defesa e Convivência Social, Luis Cláudio Venâncio, que pilotou o processo, por seu empenho e comprometimento com os compromissos assumidos pelo prefeito Válter Suman durante a campanha.

Falando em piloto…
Nos próximos dias, a Prefeitura deve lançar o edital de licitação para a concessão à iniciativa privada do Aeroporto Civil Metropolitano. A Secretaria de Aviação Civil (SAC) já deu a anuência para o início do processo. O Consórcio Voa-SP, que administra o aeroporto de Itanhaém, informou que tem interesse em participar. A concessão é de 30 anos e o lance inicial é de R$ 1 milhão.

Acabou o Sazon
O fim do recesso legislativo pode também ser o fim da relação harmoniosa entre os vereadores e o prefeito. O motivo é o veto do prefeito ao projeto de lei de autoria da Mesa Diretora, que dispõe sobre décimo terceiro subsídio e período de férias anuais de parlamentares da Câmara Municipal, a partir de 2021.

Efeito dominó
Os vereadores agora devem derrubar o veto Executivo. A medida é impopular, mas respaldada por pareceres do Tribunal de Contas e do Supremo Tribunal Federal. Nos bastidores da Câmara Municipal, o que se comenta é que outros vetos do prefeito a projetos aprovados no ano passado, também devem cair.

Fora do Reino
Falando em conversas de bastidores, o vereador Bispo Mauro (PRB) confirmou o boato que estaria saindo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Em nota postada na sua página do Facebook, esclareceu que não aceitou a proposta da igreja para abandonar o legislativo e “começar do zero”.

Fora do Reino II
“Não fiz nada de errado, escolhi cuidar da minha vida, da minha saúde e estar mais próximo da minha família e não renunciar ao mandato, já que foi um compromisso com a cidade e com meus eleitores, sendo assim não acho certo abandonar o cargo”, justifica o bispo.

Posse
Tomou posse no último dia 29, como presidente do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserv) de Guarujá, Zoel Garcia Siqueira que ocupava o cargo de diretor financeiro da entidade. Zoel substitui a presidente Márcia Rute Daniel Augusto, que continua na Diretoria Executiva. O secretário-geral é Edler Antônio da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *