Pinga fogo 598

0
158

Demorou…
Mas o secretário municipal de Meio Ambiente, Sidnei Aranha, recebeu nossa reportagem para uma conversa sobre seu trabalho à frente da secretaria e sobre temas polêmicos como a denúncia do descarte de lama tóxica nas praias e as farpas trocadas com a deputada federal Rosana Valle (PSB).

Lama tóxica
A denúncia que as dragas que fazem a dragagem do canal do Porto estariam descartando resíduos tóxicos nas proximidades das praias da cidade foi feita no programa O Itapema na TV e foi comentada e compartilhada por milhares de internautas nas redes sociais.

Lama tóxica II
Conforme Aranha, apesar do vídeo apresentado na denúncia ser antigo, o poder de fiscalização dessas atividades na área do estuário é do IBAMA, órgão federal, não do órgão municipal, mas a secretaria já oficiou a CODESP, Ministério Público Federal, Ibama e já conversou com o representante da OAB no CONDEMA.

Lama tóxica III
O secretário afirma ainda que no inicio de agosto, um agente do IBAMA virá no Guarujá para reunião aberta ao público com a OAB para explicar todo o processo de licenciamento da questão da dragagem do porto. O vídeo pode ser “velho”, mas funcionou para alertar as autoridades.

Farpas
O clima esquentou depois que o secretário Aranha, na semana passada, criticou a deputada federal Rosana Valle por votar contra a população, apoiando a reforma da Previdência. A parlamentar não deixou barato e contra atacou dizendo que ”não tem obsessão por cargos e em breve se encontrarão para discutir os problemas ambientais de Guarujá”. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Memória fraca
Também entrevistado no programa O Itapema na TV, o presidente do PSDB local, Sandro Mastellari, perguntado por Artur Ubiratan por que o governador Dória não investe no Guarujá como deveria, respondeu que a culpa era das gestões estaduais anteriores. O moço só esqueceu que o PSDB está no comando de São Paulo há mais de duas décadas.

Caveira de burro
Deve ter caveira de burro enterrada no canal do Estuário. A obra, anunciada em fevereiro deste ano pelo governador João Doria (PSDB), está em processo de licenciamento ambiental pela concessionária Ecovias, mas sofre questionamentos dos operadores do Porto de Santos.

Caveira de burro II
Eles afirmam que a ponte pode atrapalhar a entrada de navios nos terminais e prejudicar uma futura expansão do porto. Para o presidente da Brasil Terminal Portuário (BTP), Ricardo Arten, a decisão pela ponte segue na contramão de uma tendência mundial. “Todos os portos do mundo em posição de relevância procuram retirar e não colocar obstáculos às operações de navios “

Caveira de burro III
Ele destacou também que o projeto da ponte não atende ao fim anunciado pelo governo. “Vai resolver apenas 30% da mobilidade urbana atendida pelas balsas e não vejo como pode melhorar a questão das cargas”. Pelo jeito a novela vai longe e a gente vai continuar mofando nas filas das balsas e barcas.

FGTS em dia
Na próxima segunda-feira (22) o Hospital Santo Amaro comemora a retomada do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) dos seus funcionários, de forma ordinária. “Esse é um momento muito importante para o HSA que resgata um passivo trabalhista e coloca em dia sua contribuição social”, ressalta o presidente da Associação Santamarense de Beneficência, Urbano Bahamonde.

FGTS em dia II
A medida, que beneficia os 1425 colaboradores do HSA será anunciada no Café com o Presidente e contará com presença do prefeito Válter Suman.

Hemodinâmica
Após o evento, Bahamonde apresentará o local que passará por obras para a instalação do Serviço de Hemodinâmica, próximo ao Centro Cirúrgico e a UTI. A obra faz parte das reformas de melhorias que vem sendo implementação no hospital, visando a melhora no atendimento dos pacientes SUS.

100 dias

Na nossa próxima edição, estaremos entrevistando o deputado federal Junior Bozzella (PSL). Na pauta, um balaço da sua atuação na Câmara Federal com destaque para os trabalhos direcionados ao Guarujá.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here