Política não tem vácuo: Ainda não “habemus” prefeito, mas já temos candidatos a deputado

Já antes da declaração pela Justiça da inelegibilidade e negativa do registro de candidatura do ex-prefeito Farid Madi, do PPS, nós já questionávamos a situação do candidato na Justiça, aqui no Jornal, na TV e Internet. Chegamos a citar os sinais políticos de que Farid não seria o candidato, mas sim, sua esposa Haifa.
Na imprensa, não somos melhores que ninguém. Só não brigamos com a notícia. Nem com a verdade.
Entretanto, na política, não há vácuo. Farid já não é mais candidato e sua esposa Haifa assumiu o papel de candidata a prefeita pelo PPS.
Confirma também que em política não há vácuo, o verdadeiro atropelo do presente pelo futuro que só é possível assistir na política.
Por exemplo, não sabemos nem quem é o novo prefeito ou prefeita e já se especula sobre candidaturas a deputado estadual e federal, eleição que ocorre em dois anos.
O candidato ou candidata que ganhar a eleição estará fora do páreo, afinal, é mais importante ser prefeito de Guarujá do que deputado estadual ou federal.
Se o prefeito eleito ou prefeita não será candidato seu ou sua vice é quase certo que será. Os prefeitos que perderem a eleição com boa votação também são potenciais candidatos a deputado. Mas sobre eles não podemos comentar no momento pois, ao incluirmos determinado nome, já o estaríamos derrotando na eleição do mês que vem.
Temos também presidentes de partido que, mesmo sem ser candidato, possuem estrutura para uma possível candidatura a deputado. Nesse quadro encontramos o empresário Heitor Gonzalez, presidente do PTB. Heitor era o vice de Benzi, entretanto, em nome da política do grupo, abriu mão para que o ex-prefeito Waldyr Tamburus ocupasse esse espaço. Ganhou prestígio no grupo.
Outro que reúne condições de ser candidato a deputado é o empresário Fábio Fronterotta, presidente do PP. Na verdade, até hoje, ninguém sabe ao certo o motivo de ele ter desistido da sua candidatura a prefeito que estava em plena ascensão. Fronterotta estruturou o PP de Guarujá, tornando-o um dos partidos mais fortes da cidade e, em determinado momento da atual campanha, foi o fiel da balança, com praticamente todos os candidatos a prefeito o assediando. Fábio, a exemplo de Heitor, sairá dessa campanha maior do que entrou.
Outra que já declarou ser candidata a deputada é a empresária e apresentadora de TV Cristina Brandão. Ela era candidata a vereadora, mas atendendo a um pedido do seu partido, o PP de Fronterotta, acabou assumindo a vice do candidato Adilson Jesus. Ela apresenta um programa de TV com audiência e penetração consideráveis junto à população de Guarujá.
Haverá também candidatos a deputado entre os vereadores que se reelegerem e entre os mais votados.
Há outros nomes, entretanto, hoje, o que podemos analisar está posto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>