Prefeitos aprovam proposta de Squassoni contra queima de gases em Guarujá

Condesb_Squassoni (600 x 402)O Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) aprovou na quinta-feira (27), em reunião realizada em Bertioga, proposta do deputado federal Marcelo Squassoni (PRB) de firmar posição contrária à queima de gases tóxicos em Guarujá. A entidade, que reúne prefeitos de nove cidades e representantes do Governo do Estado, se manifestará formalmente, por meio de carta dirigida à Codesp e aos Ministérios Públicos Estadual e Federal.
Considerando o potencial explosivo do material que está armazenado no Armazém 11 do Porto de Santos, que pode atingir um raio de até 10 quilômetros, a Codesp elaborou proposta inicial de realizar a queima dos gases nas dependências da Base Aérea de Santos no Distrito de Vicente de Carvalho. Outras opções já estão em estudo, mas a primeira hipótese conta com o apoio do Ministério Público do Estado de São Paulo.
“É um problema de dimensão metropolitana, por isso, é importante o apoio do Condesb. Não se sabe ao certo os riscos que essa queima ofereceria à população, mas sabe-se que Guarujá, Santos e São Vicente, principalmente, seriam as cidades mais impactadas”, explanou o parlamentar. “Outras opções estão em estudo, como o descontinuamento adequado dos cilindros em alto mar, depois das 200 milhas territoriais brasileiras, onde não haverá danos a ninguém, nem ao meio ambiente”, acrescentou Squassoni.
Prefeito de Guarujá, Valter Suman (PSB) corroborou as palavras do deputado e complementou que estudos apontam que o trabalho de queima dos gases consumiria mais de 20 dias, o que demonstra o quanto a operação seria delicada. Presidente do Condesb e prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão reconheceu a legitimidade da proposta do deputado e colocou-a em votação, que terminou aprovada sem objeções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>