Procon encontra produtos vencidos no supermercado Extra

Beto Feijó (600 x 541)Em nova fiscalização junto aos supermercados da Cidade, o Procon Guarujá encontrou produtos com prazo de validade vencidos. O estabelecimento vistoriado na quarta-feira (19) foi o Extra na Avenida Adhemar de Barros.
Nele, os fiscais identificaram pacotes de salsicha Perdigão e sopas da Arisco fora do prazo de validade, colocando em risco a saúde do consumidor. Outros itens como cartela contendo 30 ovos, panetones e pacotes de laranja (tipo pêra), não possuíam informações de validade. E em caixas de chocolate, as etiquetas estavam com a informação da validade sobreposta. E por fim, o supermercado não tinha o Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local exposto aos seus clientes. Por isso, o estabelecimento recebeu um auto de constatação pelas irregularidades verificadas.
Conforme o diretor do Procon Guarujá, José Roberto Mendez Reinaldo (Beto Feijó), explicou à nossa reportagem, na semana anterior, no dia 13, no Carrefour, na Enseada, a fiscalização constatou carne moída exposta em bandejas, o que é proibido. “Pela lei, a carne obrigatoriamente tem que ser moída na frente do consumidor para evitar a mistura de tipos diferentes de carne e, na embalagem, não se tem certeza da data em que o produto foi de fato manuseado e embalado”, explica. Na mesma loja, também foram encontrados outros produtos sem precificação para pagamento a vista como jogos de panelas e bicicletas entre outros itens.
Ainda conforme Feijó, a fiscalização do órgão é aleatória e a qualquer momento pode acontecer. A própria equipe é avisada no momento para que não haja vazamento de informação. “A gente tem procurado trabalhar focado na orientação aos comerciantes procurando mostrar as vantagens de respeitar o Código de Defesa do Consumidor e aos consumidores recomendando sempre que quando encontrar produtos fora da data vencimento ou inapropriado para consumo chame o gerente da loja ou ligue para o Procon que vai tomar ciência da demanda e agir imediatamente.”
Ele lembra também que.conforme a Associação Paulista de Supermercados (APAS), a qual a maioria dos supermercados é filiada, quando o consumidor encontra produtos com validade vencida, o estabelecimento deve disponibilizar outro item igual, de forma gratuita.
A gerência da loja do supermercado Extra autuada informou que não vai se manifestar sobre o assunto e até o fechamento desta edição, não conseguimos contato com a loja do Carrefour.

SERVIÇO
O Procon Guarujá fica na Av. Adhemar de Barros, 218 (ao lado da Receita Federal) e atende de segunda a sexta-feira das 9:00h às 17:00h e pelos telefones 3355 6648, 3383 2177, 33873171 e 3358 2530.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>