Professor da Unaerp recebe prêmio de Jurista do Ano

Unaerp Jurista 2018 (462 x 600)O juiz e professor de Direito da Unaerp Guarujá, Prof. Dr. Daniel Carnio Costa, recebeu o prêmio “Jurista do Ano” da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e do Conselho Regional de Economia de São Paulo (CORECON-SP). A cerimônia de entrega foi feita no último dia 13, em São Paulo, em comemoração ao Dia do Economista.
“Esta homenagem significa muito, pois representa o reconhecimento dos bons resultados econômicos conseguidos com a aplicação das novas teorias na 1ª Vara. Esse prêmio é um estímulo à inovação”, afirmou o docente, após receber a honraria das mãos de dois importantes ícones do Direito brasileiro, Henrique Nelson Calandra e Tereza Arruda Alvim.
Atuando desde 2011 na 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo, Costa implementou novas teorias em processos de insolvência (falência e recuperação de empresas) que permitiram resultados positivos. Uma delas é a audiência de gestão democrática. “Chamo os credores para participarem da audiência com a devedora e com o ministério público, para que entendam quais as questões a serem resolvidas e isso faz com que se tornem mais próximos do processo, participando efetivamente da formação da decisão judicial”. No caso da companhia aérea Vasp, por exemplo, a nova técnica possibilitou a recuperação de aeronaves e o pagamento de credores trabalhistas.
As novas teorias na área de processos de insolvência implementadas pelo Prof. Dr. Daniel Carnio Costa são fruto de sua atuação conjunta como profissional, pesquisador, conferencista internacional e professor, em que uma complementa a outra, como afirma o docente.
“Nasci como professor dentro da Unaerp, e estou até hoje. A vida acadêmica complementa minha vida profissional como juiz, porque eu estudo aquilo que aplico e ensino aquilo que emprego na prática.” Ele destaca ainda que as inovações são possíveis a partir da dedicação aos estudos e em grupos de pesquisas nacionais e internacionais. “E este é um campo ainda a ser explorado, sendo mercado de trabalho para estudantes e profissionais.”
A pró-reitora da Unaerp Guarujá, Profa Priscilla Maria Bonini Ribeiro, parabeniza o magistrado pela importante conquista. “Este nobre reconhecimento ao Dr Daniel engrandece sua atuação como profissional, professor e pesquisador. Parabenizo Dr Daniel por esta merecida honraria.” Para o coordenador do curso de Direito, Prof. Dr. Mardônio Girão, este é um importante incentivo aos futuros profissionais de Direito. “A experiência do Dr Daniel serve de inspiração para os alunos da Universidade, motivando-os inclusive para a pesquisa neste tema”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>