Secretários de Suman não devem ter compromisso com Antonieta

suman-3-593-x-600O prefeito eleito deve aguardar o final dos trabalhos da Comissão de Transição para anunciar os titulares das secretarias municipais. Em princípio, o cronograma previa que os trabalhos se estendessem até o dia 16 de dezembro, mas por meio de diálogo junto à atual gestão, a atividade da comissão se encerrará no dia 8 próximo. Com base em todos estes compromissos, Suman espera anunciar a equipe de auxiliares e seus primeiros passos na condução deste novo momento da cidade.

Critérios
“Os critérios são competência, comprometimento, mérito e antecedentes limpos e reais condições de alavancar o nome de nossa cidade na região, no estado e em todo o país, liberdade de ação e descompromisso com a atual administração”, essa foi a resposta de Suman a indagação do colunista Wellinton Andrade nas redes sociais sobre quem poderia ocupar a pasta de Turismo, mas os requisitos, conforme afirmação de um dos integrantes do grupo político do futuro prefeito vale para todos os secretários.

Especulações
Para a pasta da Educação, a que possui mais recursos, comenta-se nos bastidores, que estariam cotados o professor João Pechiori, membro da Comissão de Transição, a educadora Yeda Maria e a também professora Antonia Caramello, embora o vice-prefeito Renato do Gama não esteja descartado . Todos apoiaram abertamente a campanha de Suman e são da cidade.
Para a problemática Secretaria de Saúde, o médico deverá indicar um profissional que além de técnico, reúna condições elaborar projetos e de buscar recursos. Cita-se o nome de Renato Pastorello, técnico da Diretoria Regional de Saúde e com bom transito nos órgãos da área no Estado.
Voltando ao Turismo, alguns nomes já teriam sido sondados e cotados. Um dos nomes é o da jornalista Rosana Vale, que apresenta um programa regional sobre Turismo na TV Tribuna,mas há outros nomes para avaliação do prefeito eleito. Nos bastidores fala-se também no empresário da área de entretenimento Fábio Fronterotta. A secretaria de Turismo seria cota do PTB de Heitor Gonzalez que já disse não poder assumir o posto por questões de trabalho e possível conflito de interesses.
Outra secretaria nevrálgica seria a de Defesa Social. Até agora, o nome mais cotado é o do capitão reformado Luis Cláudio Venâncio, aliado de primeira e com bastante proximidade com o prefeito eleito.
Uma provável reforma administrativa pode fundir a Chefia de Gabinete com a Secretaria de Governo. O nome cotado é o do engenheiro e arquiteto Darnei Cândido. Se não houver a fusão das duas secretarias, uma delas poderia ser ocupada por Cláudio Rodrigues.
Outras secretarias que podem se fundir são as de Obras e Infraestrutura e a de Serviços Urbanos, cuja indicação dos titulares caberia ao aliado tucano no segundo turno, Gilberto Benzi. O próprio Benzi poderia ocupar a pasta de Planejamento e Desenvolvimento Portuário. Outro aliado de segundo turno, o advogado Sidnei Aranha, candidato a prefeito pelo PCdoB, deve ficar mesmo com a Secretária do Meio Ambiente.
Também é forte o comentário que as secretárias de Cultura e Esporte e Lazer seriam transformadas e diretorias ligadas ao Turismo e à Educação, respectivamente.

Encontros
Além das articulações políticas e encontros institucionais com autoridades locais e um amplo debate com lideranças comunitárias da cidade, Valter Suman, vem coletando conhecimento sobre gestão pública em cursos rápidos e reuniões entre os demais escolhidos pelos eleitores, que assumem as prefeituras de suas cidades em janeiro.
No início da semana, o prefeito participou, em Itapecerica da Serra, do encontro “Ganhei a eleição. E agora”. Em outra agenda, participou de Fórum da Indústria da Construção, organizado pelo Grupo A Tribuna, em Santos. Durante o evento, Suman usou o microfone para enaltecer o papel do setor na geração de empregos e disse que a cidade está de portas abertas para retomar seu crescimento.
Ainda nesta semana, Valter Suman foi uma das presenças no encontro de prefeitos eleitos das cidades estâncias turísticas, organizado pela entidade que agrega estes municípios, em Holambra, no interior do estado. Estes encontros se intercalam com inúmeras reuniões com lideranças locais, visando formatar a equipe e as expectativas de seu futuro governo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>