Segundo turno de Guarujá: entenda porque é uma eleição nova entre Haifa e Suman

Na internet, aqui no jornal e na televisão falamos e escrevemos com todas as letras que: a eleição de segundo turno é uma eleição nova.
Refiro-me ao tema devido ao fato novo de o candidato que ficou em terceiro lugar na eleição, Gilberto Benzi, do PSDB, ter declarado apoio nesta sexta feira ao candidato Valter Suman, do PSB.
Em tese, Suman e Benzi possuem mais de 59 mil votos confirmados nas urnas no domingo passado.
Na quinta feira, publicamos em primeira mão a aliança entre PSB e PSDB em nosso facebook.com/welintonandrade2. Foi uma polvorosa na rede. Bombou. Teve gente que disse ser mentira, uns elogiaram, outros criticaram.
Nos bastidores, o apoio de Benzi foi bastante disputado. Farid e Suman o queriam. O médico acabou levando a melhor.
O ex-prefeito Farid, astuto que é, queria liquidar a fatura e dar a vitória para a esposa, candidata Haifa Madi, do PPS, com o apoio de Benzi. Se o tucano fechasse com Haifa, a fatura do segundo turno estaria liquidada, com a mais que provável vitória de Haifa.
A formalização da aliança entre Suman e Benzi, deu sobrevida e ânimo para Suman e acendeu o sinal amarelo na campanha da candidata Haifa Madi.
O ex-prefeito Farid Madi e o ex-vereador Addis, os dois principais coordenadores da campanha de Haifa, correram para formalizar também novos apoios, que até o momento da produção deste artigo não havia sido comunicado oficialmente para a imprensa.
A vantagem numérica da campanha é de Haifa, a preocupação e o sinal amarelo apareceram após, além da aliança Suman e Benzi, análises de estatísticas de eleições anteriores, onde o ex-prefeito teve um teto de votos.
Em 2004, quando não havia segundo turno, Farid se elegeu com 40% dos votos. Em 2008, Farid Perdeu a eleição para Antonieta no primeiro turno também com 40% dos votos.
Em 2012 houve dois turnos. No primeiro, Farid teve 35% dos votos e no segundo turno repetiu os 35%.
Na eleição de domingo passado, a candidata Haifa obteve 43,17% dos votos, enquanto o candidato Dr. Valter Suman, do PSB, ficou com 23,70% dos votos.
Em termos percentuais, a notícia boa no PPS é que Haifa conseguiu a melhor pontuação da história da família Madi em eleições. A notícia ruim ou preocupante é que, ao ter o apoio de Benzi, Suman, que já tinha o vice-governador do Estado Mácio França, passa a ter também, agora, o apoio do governador Geraldo Alckmin, do PSDB.
Se os apoios já anunciados de Suman e os a serem anunciados por Haifa para o segundo turno surtirão algum efeito, só as urnas dirão no dia 30 de outubro.
O certo é que: vença Suman ou Haifa, o vencedor deve administrar melhor do que a prefeita Antonieta, cuja gestão acabou com a cidade e com o futuro dos jovens. Esse é o pensamento que corre na cidade sobre um governo arrogante, prepotente e incompetente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>