Sipat destaca segurança e prevenção de acidentes

sipat 2018_Unaerp (600 x 292)Prevenir acidentes e saber como enfrentar situações de risco em casa, na rua, no trânsito e no trabalho. Este foi o objetivo da Sipat Unaerp 2018 – Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho – realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Unaerp Guarujá. As palestras, voltadas aos funcionários e público interno, tiveram a intenção de conscientizar sobre a prevenção e bem-estar dos funcionários em qualquer ocasião do cotidiano.
Uma das palestras foi sobre Direção Defensiva. O diretor da Auto Escola Capra, Maurício Mônaco, ressaltou a necessidade da atenção, pois um em cada quatro acidentes tem um motorista digitando no celular. “O que mais tem matado atualmente no mundo tem sido os acidentes de trânsito, e no Brasil não é diferente, com estatísticas elevadas. A melhor orientação é a atenção sempre que estivermos fora, compartilhando espaços, seja pedestre, motorista, ciclista, e procurar sempre usar os equipamentos de segurança.”
Em uma oficina sobre Defesa Pessoal, os participantes, em sua maioria mulheres, puderam aprender com integrantes da equipe de jiu-jitsu SHK Team alguns métodos de neutralizar um ataque pessoal. “Ensinamos algumas formas de avaliar uma situação de risco. Defesa Pessoal é saber também a hora de se evadir do local para buscar ajuda e não colocar a sua vida em risco, tentando ser um herói, o que pode ser mais seguro que sair em luta corporal com o agressor”, orientou o instrutor Washington Vinícius dos Santos, faixa preta de jiu-jitsu.
Para uma das participantes, a funcionária Sandra de Jong, as orientações foram muito valiosas. “Muito interessante a aula, aprendemos métodos que podem nos ajudar em caso de sermos abordadas por algum agressor. São conhecimentos para a vida.”
Segundo a vice-presidente da CIPA, Sarah Nigro, a intenção foi envolver o público interno em uma cultura preventiva. “Aproveitamos a Sipat para trazer este tipo de informação que às vezes, pelo dia-a-dia corrido, nem todos tem acesso. Nossa intenção foi promover a segurança 24 horas na vida dos funcionários.”
A Sipat também realizou uma palestra dentro da temática do Setembro Amarelo, de valorização da vida e prevenção ao suicídio. A psicóloga e docente da Unaerp, Priscila Larangeira Carvalho, destacou a necessidade de prestarmos atenção às pessoas que estão a nossa volta. Para ela, ouvir o outro com cordialidade, tratar com respeito e ter empatia com as emoções de quem está em sofrimento emocional pode ajudar a evitar suicídios.
Outras atividades enfocaram a prevenção de acidentes domésticos e uma exposição demonstrou a importância dos equipamentos de proteção individual no ambiente de trabalho. Para finalizar a programação houve gincana com brindes e uma aula aberta de Fit Dance, com músicas ritmadas e coreografias que animaram os participantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>