Sobre Posse Responsável de cães e gatos

Antes de resolver ter um cão ou gato em sua casa, é bom lembrar que o tempo médio de vida deles é de 12 anos e nesse tempo ele vai estar sob sua responsabilidade. Também é importante considerar se há disponibilidade de tempo e de recursos necessários para mantê-lo.
De preferência, adote animais de abrigos públicos ou de entidades de proteção animal (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso e informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades e espaço físico.
Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira ou guia e conduzido por quem possa contê-lo. Recolha e jogue as fezes em local apropriado
A partir do momento da adoção, você é o responsável pela saúde do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente. Atenção e carinho são fundamentais.
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e fêmeas. A castração é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações.

Dra. Juliana Martins Ferreira é médica veterinária (CRMV 29.816) e atende na Clínica Happy Pet,

Rua Guilherme Guinle, 445, Vicente de Carvalho, tel. 33043062

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>