UPA do Jardim Boa Esperança está sem atendimento há três meses

UPA Jardim Boa Esperança (600 x 370)Quando foi inaugurada em 2012, com muita festa, a UPA do Jardim Boa Esperança em Vicente de Carvalho vinha ao encontro do desejo de todos os moradores do bairro: Uma unidade de pronto atendimento novinha em folha, aberta 24 horas por dia e pertinho de casa. Mas hoje não é isso que acontece, sem médicos , a unidade não atende ninguém e, conforme informações de usuários, há mais de três meses o atendimento parou e nem curativos são realizados ali. Os funcionários passam o dia sem ter o que fazer, cumprindo horário de trabalho e para casos de urgência, há uma ambulância estacionada no local para levar o paciente que chegue e não tenha como se deslocar para outra unidade que tenha médicos.

Conforme nota da Secretaria de Saúde, ”A falta de médicos dificultou o fechamento da escala para manter em funcionamento a UPA. Seriam necessários 14 médicos para cobrir 28 plantões”. Além disso, o número de pacientes estaria bem abaixo da média das outras UPAs. Para Guarujá, a falta de médicos é um problema nacional e, no município, “um trabalho de fiscalização rigoroso para o cumprimento dos plantões” fez com que 60 médicos pedissem exoneração em 2014. A esperança é resolver este problema por meio de um concurso público nos próximos meses. Sobre o atendimento, a Prefeitura diz que a UPA oferece, hoje em dia, verificação de pressão arterial, inalação com receita, medicação com receita, troca de curativo e glicemia capilar. Não foi informado quanto é gasto todo mês com a unidade que não atende ao público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>