Vereador Edilson Dias realiza prestação de contas do mandato

Prestação de contas (600 x 282)Centenas pessoas estiveram reunidas na última sexta-feira (13/7), no Lions Clube de Guarujá, para prestigiar o segundo evento de prestação de contas deste mandato do vereador e presidente da Câmara Municipal, Edilson Dias (PT). O encontro contou com a presença de trabalhadores dos mais variados segmentos da sociedade civil; representantes de entidades que militam na área social; servidores públicos, além de lideranças políticas.
Na ocasião, Edilson também abonou a ficha de filiação partidária de 50 novos integrantes do diretório do seu partido – juntamente com os deputados Ênio Tatto (estadual) e Nilto Tatto (federal). Ao final do encontro, o vereador agradeceu a presença maciça do público (que foi muito acima do esperado) e atribuiu o sucesso do evento ao trabalho participativo que vem desempenhando. “Nosso contato com o público é permanente e sempre pautado pela transparência em nossas ações. Isso, a meu ver, tem fortalecido nosso mandato e, sobretudo, agregado cada vez mais gente ao nosso rol de apoiadores”, destacou.

Economia e gestão eficiente
Todos os presentes puderam conhecer o trabalho que o vereador realizou a frente da gestão da Câmara e, também, como vereador, de 2017 até junho de 2018. O presidente da Câmara destacou a economia e a gestão eficiente que está sendo realizada pela nova Mesa Diretora do Legislativo e ressaltou que tudo só foi possível porque teve apoio de todos os vereadores. Para a economia, ele destacou a renegociação dos contratos existentes entre a Câmara e empresas prestadoras de serviços (com redução de 25% em média dos valores) e também as novas licitações, que foram mais transparentes e com regras que possibilitaram a participação de um maior número de empresas o que faz com que a Câmara contrate produtos e serviços por valores menores. Em 2017 foram R$4 milhões que foram revertidos aos cofres da Prefeitura para investimentos em Saúde e na área Social, já para este ano a projeção é de economizar R$6 milhões.
Transparência
Edilson também falou que a Câmara está muito mais transparente e democrática, além do Ministério Público Estadual ter elevado a nota do site da Câmara de 6,1 para 9,2 em apenas um ano. Hoje, todos os contratos da Câmara, licitações, pregões e gastos com servidores e estrutura dos vereadores estão disponíveis para serem acessados por todo cidadão. Além disso, também ocorre a divulgação da Ordem do Dia, que são os projetos que serão votados, na íntegra, para o melhor acompanhamento da população, e do Placar de Votação, onde é possível saber como votou cada vereador em todos os projetos.
Projetos em prol da cidade
O presidente destacou ainda que este ano, os vereadores atuaram em harmonia com o Executivo, debatendo e aprovando importantes projetos para o desenvolvimento da cidade, como: Plano de Mobilidade Urbana; Lei que possibilita a realização de uma nova licitação do transporte público; Contemplando a melhoria da infraestrutura viária, frota totalmente nova adaptada para pessoas com deficiência, com internet, ar-condicionado; Plano Municipal de Saneamento Básico; Plano Municipal de Macro Drenagem; Plano Municipal de Turismo; Lei que aumentou a alíquota do ISSQN das empresas portuárias, que já está gerando mais recursos para o município; Lei que instituiu o Programa de Recuperação Fiscal-REFIS; Lei indutora de desenvolvimento e a Lei que autorizou a Prefeitura a parcelas seus débitos com fornecedores.
Câmara mais democrática
O Legislativo passou a receber também diversos eventos de interesse público e a realizar eventos artísticos, cursos e palestras abertos à comunidade, com a Escola do Legislativo. Neste quesito, também foram citados os Programas Câmara Jovem e Câmara nos Bairros (projeto premiado pela Ong Voto Consciente-OAB/SP e USP), que leva sessões do Legislativo nas comunidades e instituições de ensino.
“Toda a estrutura da Câmara foi reorganizada, realizamos concurso público que não ocorria há mais de 20 anos e ainda criamos a Controladoria Interna, uma espécie de auditoria permanente realizada por um servidor efetivo que atua como um controlador interno, evitando falhas e ajudando na fiscalização dos contratos da Câmara. Estamos trabalhando e muito e quero mostrar que com boa vontade e atitude, as mudanças acontecem!”, ressaltou Edilson Dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>