Vereador propõe uso de drones na fiscalização ambiental

Sergio Santa Cruz (395 x 600)O plenário da Câmara Municipal de Guarujá deve analisar até o final deste mês de abril o Projeto de Lei n° 075/2017, de autoria do vereador Sérgio Santa Cruz (PRB), que prevê a utilização de drones (também chamados de Veículos Aéreos Não Tripulados – VANTs) no trabalho de fiscalização ambiental promovido pela Prefeitura.
O objetivo é garantir maior eficiência no combate a irregularidades, como crimes ambientais, ocupações, desmatamento e o monitoramento de queimadas. Além disso, os VANTs auxiliam na busca de pessoas perdidas na mata e estudos da flora e fauna regional.
Segundo Sérgio Santa Cruz, a utilização também trará redução de gastos para os cofres municipais. “Eles garantem uma maior economia de recursos na atuação das forças municipais de segurança ambiental, visto que o monitoramento é dispendioso e carece de pessoal suficiente para ser implementado”, enfatiza.
O vereador lembra ainda que esse tipo de aparato já é utilizado em vários países para fins ambientais, inclusive aqui, no Brasil. Um exemplo foi na Tragédia de Mariana – MG, o qual drones auxiliaram na captação detalhada de imagens e danos no local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>