Vereadores e população discutem problemas da cidade na Socia

Câmara no bairro (600 x 373)Mesmo com chuva e frio, mais de 100 moradores da Vila Alice, em Vicente de Carvalho, fizeram questão de comparecer à Sociedade Esportiva Itapema, na noite de quarta-feira (26), para acompanhar a primeira edição do projeto ‘Câmara no Bairro’, promovido pelo legislativo municipal.
Durante quase três horas, vereadores e munícipes tiveram oportunidade de discutir os problemas que envolvem o bairro, com objetivo de formular propostas conjuntas para melhoria do atendimento prestado à população.
Entre os principais temas abordados, trânsito (especialmente o que se refere à precariedade da malha viária, abusos cometidos e falta de fiscalização), zeladoria (motivo de queixas, não só nas ruas, como também nas escolas públicas), comércio (no que se refere à fiscalização a ambulantes não cadastrados, em especial) e educação (com ênfase em ações para a juventude).
Estiveram presentes os vereadores Edilson Dias, José Nilton Lima de Oliveira, Joel Agostinho, Luciano Tody e Sérgio Santa Cruz – além do ex-vereador e ex-vice-prefeito, Gentil Nunes, que foi especialmente convidado a compor a mesa dos trabalhos.
Ao final, os vereadores levaram dezenas propostas e pedidos que foram entregues pelos munícipes. “Vamos dar o encaminhamento necessário, seja através de ofícios, indicações ou mesmo projetos de leis, de modo a atender a todos da melhor forma. Esse é o objetivo do projeto”, enfatiza o vereador Luciano Tody.
O vereador Joel Agostinho, por sua destacou a importância de ter a população mais próxima. “Isso facilita identificação das demandas e a fiscalização, que são as principais atribuições dos vereadores. Estou muito satisfeito com esse trabalho e certo de que ele trará resultados importantes pra população”.

Próxima edição
A próxima edição do projeto ‘Câmara no Bairro’ será no bairro do Santa Rosa (Igreja Santa Rosa de Lima) no próximo dia 24 de maio. Na sequência, será a vez do Jd. Las Palmas. Em paralelo, o legislativo também dá andamento ao projeto ‘Câmara Jovem’, que foi iniciado no último dia 12 de abril, e tem como foco universidades, escolas técnicas e de ensino médio. A primeira ação do projeto foi realizada na Faculdade Don Domênico e as próximas serão na Unaerp (10/5) e na Uniesp (9/8).

Como Funciona
Durante as sessões, seja do ‘Câmara Jovem’, seja do ‘Câmara no Bairro’, há uma apresentação inicial sobre quais são os deveres e responsabilidades do Poder Legislativo. Na sequência, os vereadores podem usar da palavra durante três minutos cada, e os espectadores, por sua vez, fazer perguntas e expor os problemas que desejam ver resolvidos.
Em todas as reuniões de trabalho são convidadas a participar as lideranças comunitárias, assim como os agentes públicos que residam em cada região, bem como profissionais liberais, empresários, autoridades classistas, políticas, eclesiásticas, da segurança, judiciárias, enfim, os cidadãos(ãs) identificados como agentes ativos das mesmas regiões comunitárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>