Workshop na UNAERP discute gestão de resíduos sólidos

Unaerp (600 x 416)“É preciso encontrar mercado que use cada tipo de materiais recicláveis, para incentivar a população a cada vez mais separar esses resíduos”. A afirmação é do especialista alemão Günther Langer, da empresa pública AWM responsável pelo gerenciamento de resíduos sólidos da cidade de Munique. Ele foi um dos painelistas de um Workshop realizado nessa quinta-feira pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) na UNAERP Guarujá.
Ele apresentou o processo de coleta e tratamento do lixo em Munique, na Alemanha, cidade com cerca de 1,5 milhão de habitantes, e as soluções tecnológicas usadas na gestão desses resíduos, que permitem reciclar 55% desses materiais.
O evento também contou com apresentações de técnicos do IPT que mostraram soluções tecnológicas para segregação, separação e acondicionamento de resíduos, além de técnicas de compostagem, tecnologias para biodigestão, compostagem e tratamento técnico do lixo.
A pró-reitora da UNAERP Guarujá, Priscilla Bonini Ribeiro, ressalta que “falar de resíduos sólidos é permitir a permanência viva do nosso planeta. E essa responsabilidade é de todos, da população, das empresas e do poder público, para garantir nossa sustentabilidade”.
Secretários e representantes de Meio Ambiente das cidades da região estiveram presentes, dentre eles Guarujá, Santos, Bertioga, Praia Grande, Cubatão e Itanhaém, além da participação de estudantes, pesquisadores e membros da comunidade.
O workshop foi uma realização do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Governo do Estado de São Paulo, UNAERP Guarujá, com apoio da representação do Estado da Baviera no Brasil, Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM) e Prefeitura de Guarujá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

completar *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>