Cerimônia inaugura nova iluminação da Fortaleza da Barra Grande

0
24
DCIM100MEDIADJI_0175.JPG
DCIM100MEDIADJI_0175.JPG

Na última quinta-feira (25) foi inaugurada a nova iluminação da Fortaleza da Barra Grande. O patrimônio histórico de Guarujá, localizado no bairro Santa Cruz dos Navegantes, passou por revitalização e ganhou iluminação do Instituto Neoenergia, em parceria com a Formarte e Prefeitura de Guarujá.
O projeto luminotécnico, além de valorizar a importância histórica do monumento, substituiu todo o sistema elétrico e de iluminação existentes por um novo sistema, mais eficiente.
O prefeito de Guarujá, Válter Suman, destacou: “Estamos orgulhosos com mais uma etapa concluída. A revitalização da Fortaleza da Barra, este belo patrimônio histórico, é um presente não somente para o Guarujá, para o mundo.”
A cerimônia teve a participação das principais autoridades da Cidade, representantes do Instituto Neoenergia, a participação da Orquestra Sinfônica de Guarujá e do poeta Ivan di Ferraz, conhecido na região pela tamanha paixão pela Fortaleza.
O secretário de Cultura de Guarujá, Marcelo Nicolau, afirma que a ação é essencial na disputa pelo título de Patrimônio Mundial da Unesco. “A revitalização da iluminação do Museu da Fortaleza da Barra é importante, principalmente, para a visibilidade do nosso patrimônio, mas também, um incentivo às atividades que serão realizadas com uma melhor estrutura e o fomento do orgulho que a população sente, ao assistir um símbolo da história e cultura da Cidade reacender. Estamos orgulhosos com essa conquista, a baixada santista ganha um belo cartão postal.”
“Participar dessa revitalização representa o nosso compromisso com os valores históricos, artísticos e culturais brasileiros, em consonância com a atuação desenvolvida mundialmente pelas outras fundações, no âmbito da Arte e da Cultura”, comenta a diretora do Instituto Neoenergia, Renata Chagas.
A programação em comemoração à nova iluminação do patrimônio histórico ainda continua. Neste sábado (27) das 9 às 17 horas, diversas atrações lúdicas e culturais serão oferecidas pela Secretaria de Cultura (Secult), no local.

Fortaleza da Barra Grande
Conhecido pela vista belíssima da Baía de Santos, o monumento, erguido em 1584 – durante a unificação das coroas portuguesa e espanhola – é a única fortificação espanhola no Brasil e integra a lista de concorrentes ao título de Patrimônio Histórico pela Unesco. A fortificação também abriga o Museu Histórico da Fortaleza de Santo Amaro da Barra Grande.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here