Cursinho da Educafro na Unaerp abre portas para o Ensino Superior

0
86

Imagine passar o sábado inteiro estudando conteúdos do Ensino Médio e tendo aulas de noções de cidadania? Assim é a rotina de 70 jovens e adultos que participam do cursinho pré-vestibular da Educafro na Unaerp Guarujá para estudantes carentes e afrodescendentes, o único na região que funciona em uma universidade. Este projeto social é, para muitos, a porta de entrada para o Ensino Superior.
Dos oito cursinhos da Educafro na Baixada Santista, o núcleo Unaerp é o único que funciona dentro de uma universidade. Para o coordenador regional da Educafro, Felipe da Silva Galvão, essa integração aproxima-os da realidade acadêmica. “A maioria dos alunos Educafro é carente, e enxerga Universidade como algo distante. O cursinho funcionando dentro da Unaerp, os alunos se sentem mais pertencentes a este ambiente, ou seja, o sonho começa a virar realidade.”
Para a coordenadora do Núcleo Educafro/Unaerp, Roseli Veiga, é uma vitória quando alunos passam no vestibular. “O estudo é a base de tudo, e o Educafro tem essa missão de resgatar o Ensino, principalmente aos alunos afrodescendentes, para que possam concorrer ao ENEM e vestibulares”.
O Núcleo Educafro/Unaerp integra os projetos sociais oferecidos pela universidade à população, e conta com apoio de universitários e professores voluntários. O núcleo faz parte da rede de cursinhos Educafro na Baixada Santista que beneficia atualmente 350 alunos, divididos em oito núcleos nas cidades de Guarujá, Praia Grande, Cubatão, Santos e São Vicente.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here