Parlamento Jovem reúne mais de 300 alunos no Teatro Municipal

0
162

O projeto Parlamento Jovem, da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG), reuniu na manhã desta quarta-feira (29), no Teatro Procópio Ferreira, mais de 300 alunos, do 9° Ano, da E.M Dirce Valério.
O objetivo foi divulgar a iniciativa aos estudantes que, no próximo mês de agosto, elegerão 17 candidatos para representá-los na Câmara Municipal (detalhes abaixo).
Desde o início deste mês de maio, organizadores do projeto já percorreram mais de 10 escolas municipais, onde palestraram para mais de 1.800 alunos.
“Trata-se de um bate-papo que temos feito com os estudantes, para informá-los sobre como funciona o projeto e estimular as candidaturas”, explica Estevam Francischini, diretor da Escola do Legislativo de Guarujá.
A palestra desta quarta-feira foi acompanhada pelo presidente da Câmara Municipal de Guarujá, Edilson Dias, que é o autor da lei que instituiu o Parlamento Jovem, e também pelo secretário-adjunto de Educação, João Pechiori, além de coordenadores e diretores da Secretaria Municipal de Educação.

SAIBA MAIS
O mandato dos vereadores juvenis, através do Parlamento Jovem, será de um ano, a contar da data de diplomação e posse – que também será realizada em agosto. Ao longo de 12 meses, eles deverão apresentar propostas voltadas à melhoria da Cidade e que atendam as demandas dos estudantes.
Todas serão encaminhadas à Mesa Diretora da Câmara Municipal que, por sua vez, poderá encampá-las, tornando-as de fato válidas e passíveis de aprovação.

PARLAMENTO
JOVEM
A criação do projeto ‘Parlamento Jovem’ foi aprovada pelos vereadores no último mês de novembro e tem por objetivo trabalhar o exercício da cidadania entre jovens que estão na faixa etária de 14 a 18 anos.
A iniciativa segue moldes já adotados com sucesso em São Paulo, Belo Horizonte, Jundiaí, Votuporanga, dentre centenas de outras localidades.
“No decorrer dessas atividades, que incluem a eleição, diplomação, posse, discurso e trabalhos em comissão, os estudantes aprenderão, na prática, como funciona o Legislativo Municipal; vivenciarão como se desenvolvem as relações entre o poder público e a comunidade, além de poderem avaliar o papel do vereador e sua importância”, explica o diretor da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) e responsável pelo projeto.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here